Março de 2013 é um mês de comemoração para o Instituto Lina Galvani: são 10 anos de existência, 10 anos de dedicação ao desenvolvendo de pessoas e comunidades, 10 anos de histórias de transformação, 10 anos acreditando no potencial das pessoas e na força do coletivo e 10 anos de aprendizados.

Desde a sua criação, inspirado nos valores de D. Lina Galvani, o ILG tem se dedicado ao desenvolvimento comunitário das localidades onde a Galvani – empresa mantenedora – atua. Para tanto, evidencia o potencial dos atores locais, investe na construção de vínculos saudáveis e possibilita a realização de propósitos e iniciativas comuns de maneira democrática, participativa e respeitando a singularidade de cada região.

Entre os aprendizados ao longo desses anos, Cecília Galvani, presidente do ILG, cita a quantidade e a diversidade dos atores envolvidos em cada projeto: “Quanto mais gente no processo, melhor: mais informação circulando e mais ferramentas para lidar com os desafios”. Dentro dessa premissa, o ILG vem fomentando a criação de redes sociais solidárias e preparando as comunidades para atuar nesse formato.

Algumas conquistas já podem ser comemoradas. A ampliação da rede de parceiros da Associação de Moradores de Betel é uma delas. Quando o Instituto iniciou os trabalhos nesse bairro, em 2009, a associação contava apenas com a parceria da Galvani. Hoje, já está com 22 empresas e 9 voluntários envolvidos e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de seus projetos. Outro exemplo é a Rede Social de Angico que, com pouco mais de 1 ano de formação, já está com mais de 40 membros e 6 projetos de melhorias do povoado em andamento, sendo que alguns deles já começam a dar resultados, como é o caso do Inclusão Digital, com a abertura de uma escola de informática e o início da construção de um centro de informática na localidade.

Para celebrar a data especial, o ILG está preparando um evento – com data ainda a ser confirmada -, que deverá discutir o desenvolvimento comunitário com pessoas e organizações que também estão pensando o tema. Essa será uma oportunidade para compartilhar aprendizados, enriquecer nossos saberes e consolidar a forma de atuar que guiará o ILG nos próximos 10 anos.  

Você faz parte da nossa história? Compartilhe com a gente! Deixe seu depoimento!