Se cada um fizer a sua parte… Quantas vezes você já ouviu este frase quando o tema é proteção do meio ambiente? Sim, as iniciativas isoladas são importantes e também contribuem. Porém, cada vez mais constata-se que é mais consistente e efetivo partir para o discurso Vamos fazer juntos? e, articulados em rede, colocar as ideias em prática. É esse o espírito que o Instituto Lina Galvani imprime na Campanha Amigos do Cerrado, uma iniciativa que une esforços para a conservação desse bioma e o desenvolvimento socioambiental da região de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Visita monitorada ao PFG

A nova política de parcerias amplia as formas de apoio da antiga Campanha Adote uma Espécie, um projeto de sucesso que proporcionou que empresas se tornassem “padrinhos” de espécies como Gavião-do-rabo-braco, Arara-azul-grande, Ararajuba, Cervo-do-pantanal e Lobo-guará , habitantes do Parque Fioravante Galvani.

A Campanha Amigos do Cerrado abre espaço para que novas organizações, o poder público e a própria comunidade façam parte da rede de apoiadores do PFG, ampliando o alcance das ações já desenvolvidas pelo Parque. Na nova política de parcerias, as instituições e pessoas que desejarem fazer parte optam por quatro categorias de apoio (Diamante, Ouro, Prata ou Bronze). Em contrapartida, podem ter sua marca associada a este projeto inovador, que está contribuindo para a conservação e a educação ambiental em LEM e nos municípios vizinhos. Entre a série de contrapartidas aos parceiros, está a aplicação da logomarca em peças como outdoors, placa de recintos das espécies, folder e no novo site do PFG, que será lançado em breve.

Em 2013, a Campanha Amigos do Cerrado já celebra cinco parcerias. Recentemente, as empresas Transcerrado e Brasitrans assinaram novos contratos, e somam-se à EISA – Interagrícola, Terra Oeste e Restaurante Vitória na rede de apoiadores do PFG. São parceiros que também acreditam na união como forma de contribuir para o desenvolvimento socioambiental de LEM e região. Se você ou sua empresa deseja fazer parte da Campanha, entre em contato com o Parque nos telefones (77) 9971-3190 e (11) 94167-5229 ou pelo e-mail parque@linagalvani.org.br, e solicite mais informações.  Vamos fazer juntos? 

FESTIVAL DAS SEMENTES No dia 26 de abril, na Escola Municipal Henrique de Freitas, em LEM, aconteceu a culminância das ações do Festival das Sementes. Cada turma apresentou as atividades desenvolvidas durante o projeto, como músicas, teatros, artesanatos e poemas com a temática ambiental. O evento reuniu 12 professores e 240 crianças.

ENCERRAMENTO DO FESTIVAL DAS SEMENTES No dia 30 de abril, 50 professores de quatro escolas envolvidas na campanha participaram, na sede do Parque Fioravante Galvani, do encontro de encerramento dos dois anos de projeto. Também estiveram presentes as secretárias de Educação, Verinha Stresser, e do Meio Ambiente, Fernanda Aguiar, além das coordenadoras pedagógicas.

ENCONTRO DE COLETORES No dia 22 de abril, na sede do PFG, ocorreu a última capacitação de coletores oferecida pela Campanha APP 100% Legal. Os 40 coletores que participaram da atividade passaram o dia no Parque aprendendo sobre o Cerrado e técnicas de escolha, coleta e armazenagem de sementes.