A experiência da Dona Marilene de Araújo Mendes, nossa entrevistada este mês (confira o bate-papo que fizemos com ela aqui), de certa forma é uma mostra dos êxitos da Campanha LEM APP 100% Legal em seus quase dois anos de atividades. Foi nesse período que ela conheceu a proposta da Rede de Coletores de Sementes do Oeste da Bahia e se engajou. As sementes que Dona Marilene e quase 90 pessoas de 8 comunidades dos municípios baianos de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras coletaram ajudaram na restauração de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) na região, outra frente da Campanha. E tem ainda os seus netos, de 6 e 8 anos, que por meio do Festival das Sementes, o terceiro pilar do programa, conheceram mais sobre a importância do Cerrado em atividades na escola e no Parque Fioravante Galvani.

O engajamento das famílias de moradores da região, como a de Dona Marilene, assim como de quase 1.100 estudantes e ainda de instituições e outros setores da sociedade, é um dos frutos mais vistosos das sementes plantadas desde agosto de 2011 até abril de 2013 pela Campanha LEM APP 100% Legal, projeto realizado pela Prefeitura de LEM, Instituto Lina Galvani e Conservação Internacional, em parceria com a Monsanto e com o apoio da Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e Sindicato Rural de LEM. São sementes que agora, com o encerramento da campanha, já encontram um terreno fértil para continuar a crescer, multiplicar-se e resultar em novas ações relacionadas à conservação e restauração das APPs na região.

A seguir, confira como foram realizadas as três principais frentes da Campanha, seus resultados e as perspectivas dos próximos passos para dar continuidade a esse importante trabalho executado em LEM.

RESTAURAÇÃO DAS APPs

Curso de técnicas em restauração de áreas degradadas - 2011

COMO FOI Na ação da Campanha LEM APP 100% Legal os proprietários rurais de LEM foram sensibilizados sobre a importância dos recursos hídricos para a sustentabilidade socioeconômica da região e a necessidade da restauração ecológica das áreas degradadas. Os que aderiram ao programa receberam todas as orientações sobre como fazer a restauração em suas terras e recomendações para realizar a manutenção das áreas. No total, foram restaurados quase 144 hectares em 10 propriedades de LEM e de Barreiras. Em 5,5 hectares dessas áreas foi utilizada a muvuca, uma técnica de plantio direto de uma mistura de sementes nativas do Cerrado. Paralelamente, durante o período da Campanha uma série de palestras e atividades apresentou essa inovadora e mais econômica técnica para produtores e profissionais da área.

O QUE VEM POR AÍ Em 2013, foi criada a Câmara Técnica de Restauração Ecológica no Conselho Municipal de Meio Ambiente de LEM. O objetivo principal é estabelecer, num futuro próximo, uma resolução que forneça diretrizes para a restauração com as técnicas da muvuca e da regeneração natural. “Com isso, elas poderão ser aceitas no PRAD – Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas do município”, explica Márcia Andaluza Xavier, consultora de Educação Ambiental do Parque Fioravante Galvani e coordenadora executiva da Campanha LEM APP 100% Legal.

REDE DE COLETORES DE SEMENTES DO OESTE DA BAHIA  

Rede de Coletores - entrega de sementes e pagamento - 2012

COMO FOI Criada no segundo semestre de 2011, a Rede tem o objetivo de estimular os moradores das comunidades rurais de LEM na identificação, valorização e coleta de sementes das espécies nativas do Cerrado para a produção de mudas. Nos dois anos da Campanha, eles passaram por cursos de capacitação no PFG para exercer a atividade, além de receber visitas periódicas de orientação. Atualmente, a Rede conta com 85 coletores cadastrados que, entre 2011 e 2012, reuniram quase 4 toneladas de sementes, resultando em uma complementação de renda. Além desse fator, outros resultados positivos foram o fortalecimento da Rede e a mudança de discurso entre os moradores constatada desde o início da Campanha até seu encerramento. “Depois de aprenderem sobre a importância das plantas para o clima e as águas e o valor da coleta na restauração das APPs e para complementar a renda familiar, eles passaram a ter outra postura com relação ao Cerrado. Hoje, são os primeiros a lutar contra as queimadas”, diz Márcia.

O QUE VEM POR AÍ Ao final da campanha, a Secretaria de Meio Ambiente de LEM contratou Dona Marilene de Araújo Mendes como a coordenadora geral da Rede de Coletores de Sementes do Oeste da Bahia. Entre suas funções está a de visitar as comunidades para acompanhar e orientar os coletores para futuros levantamentos de demandas e ofertas de sementes. Além disso, depois de construída a casa de sementes no viveiro municipal, ela ficará responsável pela sua administração.

FESTIVAL DAS SEMENTES

Festival das Sementes - 2011

COMO FOI Aprender sobre as riquezas naturais do Cerrado, a importância da restauração das áreas de preservação e a proteção ao meio ambiente. Esse foi o mote principal do Festival das Sementes, ação da Campanha LEM APP 100% Legal realizada em 4 escolas municipais de Luís Eduardo Magalhães: Fábio Johner, São Paulo, Onero Costa da Rosa e Henrique de Freitas. Quase 1.100 alunos foram envolvidos na campanha, por meio de visitas monitoradas ao Parque Fioravante Galvani, oficinas de educação ambiental e atividades realizadas em sala de aula e também extraclasse, como o plantio de mudas. O aprendizado também se estendeu a 41 professores dessas escolas. Eles participaram das visitas ao PFG e receberam o apoio da equipe do Núcleo de Educação Ambiental do Parque para a criação de atividades a serem desenvolvidas com os alunos e no fornecimento de material didático. “Eles conseguiram incorporar a questão do meio ambiente nas mais diferentes disciplinas de uma maneira muito rica”, diz Márcia.

O QUE VEM POR AÍ O despertar para os cuidados com a natureza é um conhecimento que, certamente, os alunos vão levar consigo. O engajamento foi demonstrado tanto nas atividades realizadas nas escolas – como a produção de textos, cartazes e objetos utilizando sementes do Cerrado –, quanto nas visitas ao PFG e na plantação de mudas – só a EM Onero Costa da Rosa, por exemplo, distribuiu 560 delas em um canteiro de 2 quilômetros de extensão perto da escola. Agora, os trabalhos de educação ambiental continuam no Parque Fioravante Galvani, em parceria com as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente.

Veja álbum de fotos com os melhores momentos da campanha do Facebook do PFG.