João Santana, ex-coordenador do PFG, Marilene de Araújo Mendes, Coordenadora Geral da Rede de Coletores, e Fernanda Aguiar, Secretária de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães. Esses e outros rostos, familiares para quem participa das atividades do Parque Fioravante Galvani e está envolvido nas atividades socioambientais realizadas no município, tornaram-se também conhecidos para milhões de brasileiros no último mês. Seus depoimentos foram a base para o excelente programa sobre a agricultura do Cerrado realizado pelo Globo Ecologia.

Dividido em três blocos, o programa ancorado pela jornalista Sandra Annemberg e apresentado pelo ator Max Fercondini teve como mote o desafio de conciliar a agricultura moderna com a conservação ambiental. Partindo desse tema principal no primeiro bloco, o Globo Ecologia focou as ações de sucesso realizadas em LEM para buscar o equilíbrio entre a produção de alimentos e a proteção do ecossistema do Cerrado e as atividades socioeducativas presentes no município e no PFG.

Na segunda parte, os telespectadores puderam saber mais sobre a importância do Cerrado e conhecer detalhes da Campanha LEM APP 100% Legal e como ela contribuiu para a restauração das Áreas de Preservação Permanente na região. “A conscientização de todas as pessoas envolvidas no agronegócio é muito importante porque não é simplesmente cumprir a lei que vai garantir uma boa produção. É necessário que, realmente, tenhamos os recursos naturais preservados”, disse ao programa João Santana, ex-coordenador do PFG. “Essa consciência vem ganhando espaço, e é aí onde a economia e a ecologia caminham juntas”, frisou.

Em belas imagens, o Parque Fioravante Galvani também foi destaque no segundo bloco, que ressaltou o fato de ele ser o primeiro centro de conservação e educação ambiental do Cerrado baiano e mostrou suas três principais frentes de atuação: a manutenção de animais, os viveiros de mudas de espécies locais e as atividades educacionais.

Na parte final, o Globo Ecologia apresentou outras ações nas quais o PFG tem participação intrínseca: a disseminação da muvuca como técnica mais viável e sustentável para a recuperação das APPs na região e a criação da Rede de Coletores de Sementes do Oeste da Bahia, destacando o valor não apenas ambiental, mas também social da Rede. Martha de Souza, Vivaldo Rosa e a Dona Marilene de Araújo Mendes foram os coletores que contaram ao programa como estão envolvidos na preservação do Cerrado e as mudanças que ocorreram depois de aderir ao programa. “Meu escritório hoje é a mata, e eu estou bem feliz com ele”, disse Dona Marilene.

Ficou curioso? Assista já ao programa completo:

Caso não tenha conseguido visualizar, assista diretamente pelo site do Globo Ecologia clicando AQUI.

* Leia a entrevista que fizemos a Dona Marilene de Araújo Mendes, coordenadora geral da Rede de Coletores. Clique AQUI.

* Confira os resultados da Campanha LEM APP 100% Legal. Clique AQUI.