Crianças brincam nos balanços e brinquedos, idosos sentam-se para conversar nas mesinhas, adolescentes combinam um futebol na nova quadra de areia e a comunidade circula pela praça, ainda cheirando a tinta de tão nova. As lágrimas que brotam nos olhos de alguns não são de tristeza, mas alegria. Emoção de ver um sonho antes tão distante ser concretizado. E mais importante, orgulho de ter feito parte dessa realização.

A cena, que aconteceu em um fim de tarde de dezembro em Angico dos Dias é, na verdade, o final desta história. O início remonta há mais de uma geração na comunidade: a construção de uma praça em frente à igreja de São José é um desejo que até os mais idosos vêm acalentando desde sua juventude. Porém, ela só começou a ganhar forma, efetivamente, há dois anos, nas reuniões da Rede Social de Angico, Peixe e Região, quando o projeto foi reivindicado como uma das prioridades para o povoado.

Durante esse período, diversas formas de viabilizar a construção da praça foram discutidas e pleiteadas, até que se decidiu que ela seria erguida em sistema de mutirão e marcada a data tão esperada: 29 de novembro a 1º de dezembro. A ação teve a realização da Rede Social e do Instituto Lina Galvani, a parceria da Galvani e da Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes e a coordenação técnica do Instituto Elos.

Certamente, grande parte da população de Angico vai recordar por muito tempo da ação transformadora que tomou parte da comunidade durante os três dias de trabalho. Cerca de 210 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, dos 2 aos 80 anos, arregaçaram as mangas para construir a Praça São José. A obra também contou com a ajuda de 90 apoiadores, entre pessoas físicas e jurídicas do povoado, de Campo Alegre e de Caracol, que fizeram doações para a empreitada.

Tamanha participação supreendeu, inclusive, profissionais experientes em atividades semelhantes a essa em diferentes regiões do Brasil. “É uma experiência incrível ver que o que era aparentemente impossível, estamos conseguindo fazer com a participação das pessoas. Nunca vi uma comunidade se envolver tanto quanto aqui”, disse Paulo Farine Milani, do Instituto Elos, ao programa Cultivar. “A imagem que levo de Angico é de uma comunidade que tem um poder muito grande para fazer acontecer”, complementou.

De acordo com Gabriela Aguiar, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do ILG, o mais importante do mutirão foi todos perceberem que fazem parte da solução e podem contribuir para o sonho se tornar realidade. “Esse envolvimento vai fortalecer ainda mais a comunidade e incentivar a buscar novas coisas, como a luz, por exemplo, pois é um processo ainda em construção”, disse Gabriela.

O mutirão em Angico dos Dias marcou o lançamento do Programa Voluntariado do ILG, que pretende ampliar a rede de pessoas envolvidas em ações de Desenvolvimento Comunitário. Segundo Ana Clara Dumont, responsável pelo programa, o objetivo é ter funcionários, da Galvani e de empresas parceiras, trabalhando na busca de melhorias para as localidades onde o Instituto atua (veja reportagem sobre o Programa Voluntariado aqui).

Ao final dos três dias de mutirão, a população de Angico dos Dias viu sua dedicação materializada na tão sonhada Praça São José, uma nova opção de lazer e encontro para o povoado. “Tenho certeza de que todos os dias as pessoas vão vir aqui sentar e conversar. E o espírito da Rede Social é esse, fazer as pessoas se encontrarem; e estamos ajudando a viabilizar isso”, disse Ana Clara.

VEJA MAIS

Confira abaixo frases que alguns participantes falaram ao programa Cultivar, e clique aqui para ler as entrevistas que fizemos com dois moradores que atuaram no mutirão.

Me sinto feliz com essa multidão trabalhando para arrumar a praça da nossa comunidade, que meus filhos e netos vão aproveitar durante muito tempo ainda.” – Osmar Custódio de Farias, pedreiro

Fiquei muito grato de ver todo o povo de Angico dos Dias com sua boa vontade, sua luta. Eu jamais imaginaria que o primeiro passo de uma praça como essa aqui seria tão rápido, e a dedicação de todos foi fundamental para isso. Mas não vamos dar ela como finalizada: todos os sábados a comunidade de Angico vai se reunir para fazer os acabamentos e ampliar para mais coisas. Esse projeto não vai parar por aqui. – José Mário Farias, integrante da Rede Social

Vi o mutirão com muita alegria e satisfação, porque sei que isso aqui é gotinha de suor da gente. Era um sonho que a gente está realizando.” – Dona Menininha

Aqui foi comprovado o poder de realização dessa gente, a força e o poder da organização, do voluntariado, da solidariedade e da união das pessoas aqui. Você consegue enxergar no olho de cada um a expressão de satisfação por ter tornado o sonho realidade.” – José Roberto dos Santos, Supervisor de Meio Ambiente da Galvani

* Com conteúdo do programa Cultivar

Veja mais fotos da construção da praça no Facebook do ILG!