Na última edição do Café com Empresas, realizado dia 14 de fevereiro, em Paulínia (SP), o ILG deu mais um importante passo na busca de soluções para uma demanda social existente no bairro de Betel: a exploração sexual de crianças e adolescentes. No encontro, que contou com a presença de representantes das empresas Galvani,  InVivo e Rota das Bandeiras, os participantes puderam saber mais sobre o Na Mão Certa, programa desenvolvido pela ONG Childhood Brasil e que visa mobilizar  governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento desse problema nas rodovias brasileiras e que já conta com a participação de mais de 1.400 empresas em todo Brasil.

Com intenso tráfego de caminhões e carros e afastada do centro do município, a região do Betel pode ser considerada o que a Childhood Brasil classifica como um “ponto vulnerável”, ou seja, um local de maior risco à exploração sexual de crianças e adolescentes. Por conta disso, é importante as empresas se unirem em iniciativas como essa na localidade: “Elas têm a possibilidade concreta de serem capacitadas para atuar junto aos seus fornecedores e transportadores para sensibilizar sobre o tema e transformar os caminhoneiros em agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes nas estradas do país”, diz Gabriela Azevedo de Aguiar, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do ILG.

Como articulador entre o Na Mão Certa e as empresas da região, o Instituto Lina Galvani tem o objetivo de apresentar a elas a iniciativa e incentivar que mais companhias assinem o Pacto Empresarial proposto pela Childhood Brasil. Com isso, as empresas estariam afirmando publicamente que compreendem o seu papel social e se colocariam como corresponsáveis pelo desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes não admitindo qualquer tipo de violação dos direitos deles dentro de suas instalações, em veículos de sua frota ou em alguma etapa de sua cadeia produtiva. “A partir deste importante movimento de responsabilidade empresarial é possível contar com mais e mais agentes de proteção que, ao se locomoverem pelo país, observam pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes e denunciam via Disque 100 ou demais órgãos competentes”, salienta Vanessa Teramoto Higa, assessora de captação na Childhood Brasil.

No Café com Empresas ficaram definidos os próximos passos para ampliar a participação no programa Na Mão Certa. Serão agendadas visitas individuais às empresas para aprofundar o conhecimento sobre a proposta e sensibilizá-las sobre a importância de sua participação. Além disso, em paralelo, o ILG fará o diagnóstico da situação da rede local de proteção à criança e adolescente e estudará maneiras de fortalecê-la.

O Programa Na Mão Certa se orienta por três grandes objetivos:

1 . Articular os três setores
O primeiro objetivo é articular os três setores da sociedade, fomentando a cooperação, sinergias e formação de parcerias intersetorias.
2. Educar os caminhoneiros
O segundo objetivo é educar por meio da informação, sensibilização e capacitação de pessoas que atuam direta e/ou indiretamente nas rodovias.
3. Proteger crianças e adolescentes
O terceiro objetivo é prevenir e proteger fomentando ações entre os três setores para potencializar a atuação integrada do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Fonte: Na Mão Certa