Com o intuito de aumentar a capacidade da comunidade de Angico dos Dias de se articular, propor e viabilizar projetos foi sugerida a criação de uma rede social local, com a gestão compartilhada entre seus participantes. Para pôr esta ideia em prática, nos dias 10 e 11 de setembro, o ILG realizou uma capacitação na localidade.

A primeira parte do trabalho foi voltada aos membros da Associação de Moradores de Angico, Peixe e Região (AMPARE), com o intuito de despertar uma disposição política para atuarem mais nos moldes de uma rede ao invés dos moldes de uma organização hierárquica. Nesta etapa, foi discutido o papel dos integrantes da diretoria como facilitadores e articuladores das ações e não como tomadores de decisões e únicos responsáveis pelas ações.

O segundo momento contou com a participação de representantes de grupos diversos do povoado, entre eles: posto de saúde, igreja católica, igreja evangélica, professores e jovens da região, Galvani e a própria AMPARE. Os objetivos nesta etapa foram: fortalecer a conexão já existente entre essas pessoas, despertar o reconhecimento de habilidades individuais e sua utilização em prol do coletivo, detectar problemas da comunidade e possibilidades de ações, distribuir tarefas, e firmar um pacto de trabalho em conjunto, horizontalizado, pró-ativo, com foco no desenvolvimento da região e em prol do bem comum.

No final da capacitação, Gilmar Ribeiro de Souza, da diretoria da AMPARE afirmou:Eu não tinha um conceito do que era rede, somente daquela outra rede de pescar ou de dormir, e não tinha um conhecimento de como a gente pode resolver vários problemas usando essa relação, esse elo que está se fazendo aqui hoje. Eu acho que essa capacitação vai fazer com que a gente se una mais e busque mais. Acredito muito na nossa rede que vai nos dar um caminho mais próximo de conseguir as coisas, dividindo as responsabilidades”.

Como resultado deste trabalho foi formada a Rede Social de Angico, Peixe e Região e o ILG se sente muito honrado, disposto a auxiliar com as competências que tem e aberto a transformar junto!