DSC09336

Como funciona a gestão pública? De onde vêm os recursos da prefeitura? Como a população pode participar das decisões na sua comunidade? De que maneira as pessoas podem acompanhar o trabalho do poder público? Essas foram algumas das questões respondidas na “Oficina sobre direitos” promovida pela Agenda Pública e o Instituto Lina Galvani no povoado de Angico dos Dias, no município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.

A iniciativa faz parte do trabalho de fortalecimento da gestão pública que vem sendo realizado junto à Prefeitura da cidade (confira aqui a reportagem). Nessa etapa, o foco da oficina foi levar à população informações sobre o funcionamento da gestão pública e a importância do controle e da participação social nas políticas para a comunidade no município.

DSC09285

“Procuramos estimular o sentido de comunidade, possibilitando a troca de experiências, vivências e saberes. Nestes três dias que passamos juntos, pudemos compartilhar e alinhar sonhos e fornecer ferramentas para colocá-los em prática”, diz Leandro Prone, Analista de Políticas Públicas da Agenda Pública.

De acordo com Sergio Kuroda, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do ILG, a oficina é importante para os moradores entenderem seu papel como cidadãos, saberem mais sobre seus direitos e obrigações e, a partir dessas informações qualificadas, poderem acompanhar de perto o trabalho da prefeitura, participarem ativamente, promoverem um diálogo com o poder público e buscarem soluções conjuntamente.

“As pessoas gostaram muito da oficina e saíram com mais esperança nas possibilidades de transformação na comunidade de Angico dos Dias a partir de um projeto conjunto que começou a ser construído durante a atividade, cujo foco inicial a ser abordado, escolhido por eles, é a educação”, diz Sérgio.

DSC09266