No dia 11 de setembro, o Parque Fioravante Galvani teve celebração especial em comemoração aos seus 7 anos de atividade, que coincide com o Dia do Cerrado: um café da manhã reuniu parceiros, amigos, colaboradores e a equipe do PFG. Nesse momento de congregação, todos acompanharam a entrega de “presentes” aos animais, que receberam uma refeição especial, com alimentos embrulhados para presente.

Também fizeram parte das comemorações a entrega de brindes para os visitantes – como mudas de árvores e garrafinhas, marca-livros e bonés com a marca do PFG – e uma atividade de leitura e teatro realizada por um colégio municipal dentro do Parque.

Veja álbum de fotos da celebração dos 7 anos do PFG, no Facebook.

Amigos, parceiros e equipe do PFG durante o café da manhã de aniversário do PFG - set/2013

 MOBILIZAÇÃO LOCAL MINIMIZA AS CONSEQUÊNCIAS DE UM INCÊNDIO NO PFG

No mês marcado pelas comemorações dos seus 7 anos, o PFG também viveu um momento de consternação e solidariedade dos moradores de LEM . No dia 22, um incêndio atingiu entre 20% a 30% de sua área, além de 90% da mata de eucaliptos da fazenda na qual está inserido.

Segundo levantamentos, o foco do incêndio teria sido uma faísca lançada pelo atrito de uma grade que caiu de um caminhão que trafegava pela BR 020, que rapidamente se espalhou pela área de eucaliptos fazenda e, em seguida, pelo Parque.

A batalha contra o fogo durou cerca de 8 horas. A brigada contra incêndios da unidade da Galvani de LEM comandou os trabalhos de contenção das chamas e contou com a colaboração de funcionários da empresa, da equipe do PFG e de um grupo de pessoas que decidiu se unir à empreitada. Além disso, a Prefeitura de LEM, a empresa Bunge e particulares levaram caminhões pipa e escavadeiras que ajudaram a aplacar as chamas.

O empenho das aproximadamente 30 pessoas que participaram da ação evitou que o fogo atingisse os recintos dos animais. Nos dias seguintes, todos os bichos passaram por um período de observação por conta da quantidade de fumaça inalada e do estresse causado pelo fogo e por toda a operação de controle das chamas. 

“Por enquanto estamos com as atividades do Parque suspensas para limpeza e reconstituição das partes atingidas. Depois do dia 3 de outubro, faremos uma nova avaliação para fixar a data de retorno das atividades normais do PFG”, diz Gabrielle Bes da Rosa, bióloga do Parque.

O Instituto agradece a todos aqueles que se empenharam em salvar o PFG. Atitudes como essa mostram que a conservação do Cerrado é algo vivo, presente e já incorporado no dia-a-dia da comunidade de LEM!