Você sabe o que é Educomunicação? Também abreviada apenas como Educom, é uma metodologia relativamente nova no Brasil que propõe a construção de ecossistemas comunicativos entre os participantes e produção colaborativa de conteúdos utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. Em outras palavras: é o encontro da educação com a comunicação – multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Na prática, é traduzida na forma de diversos projetos interessantes, como programas de rádio, jornal comunitário, blogs, projetos de entrevistas, livros escolares, reportagens realizadas pelos estudantes, entre outros.

Professores e outros profissionais relacionados à educação em Angico dos Dias puderam conhecer mais sobre a Educomunicação em uma oficina realizada pelos Instituto Lina Galvani na comunidade. De acordo com Ana Clara Dumont, Coordenadora de Comunicação do ILG, a inciativa teve o intuito de despertar o interesse pela comunicação nos professores. “E eles, consequentemente, a levarão para seus alunos, para que comecem a se reconhecer como agentes de comunicação da comunidade, produzindo e divulgando suas notícias, curiosidades e histórias”, diz.

A oficina contou com duas etapas, uma apresentação teórica e atividades práticas nas quais os participantes realizaram um programa de rádio e um livro com as histórias da região. E os resultados já estão surgindo: duas professoras que participaram do curso estão criando com seus alunos uma publicação com releituras de contos folclóricos. Essas produções terão o apoio do ILG para que sejam distribuídas e divulgadas no povoado e na região.

Ouça o programa de rádio, “Todos pela Educação”, criado durante a oficina, aqui!

Veja o livro de histórias, “Sonhando e aprendendo com Delma”, criado durante a oficina, aqui!

Confira também o making of das oficinas!

Participantes durante a oficina - ago/2015

Participantes criando o livro infantil – ago/2015

Participantes durante a oficina - ago/2015

Participantes criando programa de rádio – ago/2015