por Jorene Soares*

DSC02880

Crianças de Angico participando do mutirão – jan/2015

Ações voluntárias são atos constantes na localidade de Angico dos Dias. Mais uma vez a comunidade coloca, literalmente, a mão na massa.

A praça São José construída, anteriormente, pelos próprios moradores, recebe novos atrativos. Crianças, jovens e adultos resolveram deixar esse espaço de lazer mais aconchegante e bonito.

Os pequeninos pareciam estar em um parque de diversão. Todos enfileirados, esperando a sua vez de pegar o pincel e deixar o seu toque especial. Um colorido jamais visto. Cada gotinha de tinta que caía em suas minúsculas mãozinhas era motivo de riso, satisfação. Comprovação de que se fizeram presentes em um momento tão especial. Que euforia! Quanta disposição!

Jovens e adultos não menos eufóricos, opinavam, organizavam-se em grupos, agiam com muita determinação. Coisa linda de se ver.

E o pessoal da “Melhor Idade”? Sim, lá estavam eles esbanjando experiência, sabedoria. Se acaso não puderam pegar no pesado… e daí? Aconchegados a um banquinho, carinhosamente construído para eles, davam as coordenadas, um rumo. Indicavam o melhor caminho.

E com tantos talentos reunidos, a comunidade ganha mais um presente: uma praça linda, limpa, arborizada, iluminada e muito, mas muito colorida!

Descobriu-se por aqui a força da união, o poder que se tem quando se juntam ideais. E percebe-se no rosto de cada cidadão, o orgulho de ser nordestino, baiano, “angiquense”.

 

* Jorene Soares, é moradora de Angico dos Dias, professora, integrante da Rede Social de Angico, Peixe e Região e está a frente dos projetos Incentivo à Leitura e Resgate Cultural. 

SAM_0475

Jorene, com crianças de Angico, durante o mutirão – jan/2015