O Comunidade de Aprendizagem reuniu em um documento especial onze experiências de escolas que passam pelas Fases de Transformação ou realizam Atuações Educativas de Êxito do projeto. Confira abaixo o depoimento de Luciene de Souza Borges, de Serra do Salitre (MG), sobre algo que ela destaca do trabalho na localidade, e baixe o arquivo completo do 11 Histórias de Transformação aqui:

Artigo“As tertúlias dialógicas estão mudando a rotina das seis escolas municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. Desde o começo de 2016, quando as equipes passaram pelo processo de sensibilização, a leitura dos livros nas Tertúlias Literárias virou rotina. E tem surpreendido pela participação das crianças!
Um dos casos interessantes ocorreu na turma de 3º ano, com um aluno que interage pouco com os colegas, é paraplégico e assistido por uma profissional que propõe atividades diferenciadas para suas necessidades. Ele insistiu em participar e, com lentidão na fala, comentou: “gostei da porta porque ela abre devagarinho”. Em outros momentos, o menino continuou querendo se expor e argumentar. Essa situação chamou a atenção nos educadores, que repensaram propostas mais integradas entre o menino e a turma, e envolveu os colegas, que o observaram de outra forma. A equipe resolveu realizar as tertúlias a cada quinze dias – e não um mês –, e percebeu a necessidade do diálogo interativo e igualitário para que todos possam dizer o que estão sentindo e expor seus sentimentos.
Entre os educadores, a Tertúlia Pedagógica tem presença mensal nos encontros de formação de professores e coordenadores pedagógicos. A equipe se organiza para eleger qual o tema da conversa, o livro que vai embasar a discussão e quem será o mediador. E é interessante ver como os conhecimentos dos participantes são complementares: após as discussões e comentários, um texto complexo passa a ser compreendido por todos. Hoje, há espaço garantido para estudo sobre temas atuais com materiais de qualidade. São momentos desafiadores, mas esperados e valorizados, que aproximam teoria e prática e colaboram para construção de uma escola inovadora, igualitária e solidária”.