No dia 5 de novembro, o ILG iniciou um projeto de Educomunicação em Paulínia (SP), com o objetivo de dar voz às crianças e adolescentes do bairro de Betel, despertando um olhar crítico sob a mídia e ajudando a formar cidadãos mais conscientes e criativos.

O primeiro encontro aconteceu na sede da associação de moradores do bairro, a AMBAP, e contou com a participação de mais de 30 jovens do bairro, incluindo alunos do Projeto Viva Betel. Foram abordados conceitos de comunicação e os veículos existentes em meio a discussões e atividades lúdicas.

Crianças em atividade do projeto - nov/2011

O projeto contempla ainda outras etapas e deverá ser finalizado, em dezembro, com a criação coletiva de um produto de comunicação – a ser definido pelas crianças – com o tema “Betel”. Os participantes poderão fazer um vídeo, um jornal, um blog, um programa de rádio, enfim, qualquer uma das possibilidades de expressão.

“Nossa intenção é desenvolver a criatividade e o senso crítico nas crianças do bairro através das várias possibilidades de expressão presentes hoje em dia. É uma forma também de aprender a pesquisar, se comunicar e trabalhar em grupo”, explica Rodolfo Galvani Neto, Diretor de Comunicação do ILG.

Saiba mais sobre Educomunicação no artigo Educação pela Comunicação: Como formar Cidadãos, de Fernando Rossetti.