Café com Empresas - abr/2013

Um novo passo foi dado para a formação da Rede Social Solidária de Betel, em Paulínia (SP). Em maio, representantes de companhias instaladas no bairro participaram de mais uma edição do Café com Empresas, encontro promovido pelo ILG com o objetivo ampliar o diálogo sobre a comunidade e fomentar o engajamento em torno de um projeto social conjunto em prol do bairro.

Neste primeiro encontro de 2013, participaram representantes da Galvani, da KM Casa, da Brasil Fire, da In Vivo e da Apliquim Brasil Recicle, que cedeu a sede para a reunião. A prefeitura de Paulínia também esteve presente, através da Secretaria de Promoção Social.

Seguindo com a fase de debates iniciada no ano passado, os participantes puderam conversar sobre os temas que consideram mais urgentes na região, expor as ações que realizam e identificar pontos em comum entre as empresas. De acordo com Karina Durigan Nogueira, representante do ILG em Paulínia, essa etapa é importante não apenas para reunir dados e definir uma iniciativa conjunta, como também para fortalecer os laços entre os parceiros. “Os encontros permitem que todos se conheçam, percebam diferentes visões e ultrapassem ‘barreiras’ que eventualmente os distanciavam”, diz. “E, assim, estamos construindo uma verdadeira rede”, completa Karina.

Café com Empresas - abr/2013

Lição de casa

Depois da troca de informações, ficou definido que cada representante analise todos os pontos discutidos no encontro e eleja as questões que considera mais relevantes na sua opinião. A meta é que, no próximo Café com Empresas, os participantes as exponham e, dessa forma, os temas primordiais sejam definidos. Paralelamente, o ILG realiza um trabalho de campo junto às companhias que não puderam comparecer, para colocá-las à par das discussões levantadas. 

Está previsto para o próximo mês mais um evento nesse formato e, na sequência, dois encontros reunindo também os moradores e outros atores sociais de Betel, como representantes de escolas, de associações e dos postos de saúde. “A ideia é envolver a comunidade como um todo na definição do que podemos construir juntos”, diz Karina.