Realizar uma verdadeira transformação na forma como alunos, educadores, famílias e o Poder Público encaram a vida escolar de crianças e jovens. Esse é o maior desafio do Comunidade de Aprendizagem, projeto capitaneado pelo Instituto Natura que está contribuindo para criar uma rede colaborativa de iniciativas que impactam positivamente na melhoria do ensino e aprendizado em mais de 100 escolas do país. Desde 2015, somos parceiros na implementação do programa no município de Serra do Salitre (MG), pioneiro dessa iniciativa em Minas Gerais.

Periodicamente, professores, formadores e profissionais da educação envolvidos no Comunidade de Aprendizagem nas diferentes regiões do Brasil se reúnem em encontros nacionais e regionais. “É um momento muito rico do ponto de vista de troca de vivências e aprendizados entre os profissionais que tocam o projeto na ponta e vivem o dia a dia dele, com seus desafios e conquistas”, diz Patrícia Limeres, coordenadora de Relacionamento Institucional e Comunidades do Instituto Lina Galvani.

Patrícia representou o Instituto no último encontro regional, realizado em novembro, em São Paulo (SP). Também participaram Marirey da Silva Ribeiro, Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Serra do Salitre, e a professora Luciene de Souza Borges, que fez o processo de formação do Comunidade de Aprendizagem para aplicação no município. Nós conversamos com elas sobre os principais tópicos tratados no encontro e a importância de participar do evento. Confira seus depoimentos:

POLÍTICA PÚBLICA

“Nessa edição, um dos temas-chave foi a transformação do Comunidade de Aprendizagem em política pública nos municípios. Tivemos a oportunidade de conhecer os caminhos para realizar esse processo e incluir o programa dentro da grade curricular das escolas. Dessa forma, garantimos a continuidade do projeto nos municípios em gestões futuras, mesmo com a troca de prefeitos e secretários da educação, por exemplo”, diz Mariney.

EDUCAÇÃO INFANTIL

“A implementação do Comunidade de Aprendizagem nas turmas da educação infantil também foi destaque nesse encontro. O que acontece é que, geralmente, os professores têm certo receio e inclusive algumas dúvidas de trabalhar todas as implementações do programa com as crianças menores. Então, foi ótimo nos apresentarem novas ideias e estratégias para aplicar em sala de aula, como as tertúlias musicais e dialógicas. São técnicas, que, certamente, iremos repassar aos outros professores de educação infantil”, diz Luciene.

Luciene e Patrícia (esq. para dir.)

A IMPORTÂNCIA DA TROCA

“Esses encontros são essenciais para a troca de experiências. Estamos ali compartilhando informações com profissionais de várias regiões. É uma diversidade imensa de culturas e saberes! Conhecemos os desafios que outros professores passaram e os processos que utilizaram para transpô-los e também falamos das nossas atuações. Isso nos motiva muito!”, diz Luciene.

PLANOS PARA O FUTURO

“O encontro deu muito suporte para nós, que estamos à frente das secretarias de educação. Em Serra do Salitre, além de trabalhar para transformar o Comunidade de Aprendizagem em política pública, estamos no seu processo de implantação nas duas escolas municipais de educação infantil. Com isso, teremos 100% dos colégios públicos municipais participando do projeto!”