Janeiro de 2013 é uma data muito especial para o Instituto Lina Galvani por celebrar o centenário de Laurina Farnetani Galvani, a Dona Lina, matriarca da família Galvani, que oferece não somente o seu nome, mas seus ensinamentos, valores e exemplos que inspiram nossas ações.

Filha de imigrantes italianos, Lina nasceu em 7 de janeiro de 1913, em São João da Boa Vista (SP). Casou-se com o Sr. Rodolpho Galvani, com quem teve 4 filhos, 15 netos e 12 bisnetos.

Hoje, aos 100 anos, ainda faz questão de fazer as atividades domésticas diariamente, participar das obras de solidariedade de sua cidade, reunir a família, cultivar as pessoas e manter-se ativa. Ela relata o gosto que tem por aprender que a acompanha desde sua idade escolar, a dedicação que tinha ao marido, aos filhos e a casa no início da vida adulta e, também, o privilégio de ser feliz com as coisas simples.  Talvez sejam estes os motivos, além da fé em Deus e nas pessoas, de sua longevidade.

Para o filho, Ronaldo Galvani, as pessoas são normalmente rotuladas com chavões, que podem ser removidos ao longo do tempo com a convivência. Mas para ele, Dona Lina é uma exceção. Ela é unanimidade e todos que com ela mantiveram um relacionamento, por menor que seja, reconhecerão valores como: retidão de caráter, respeito e igualdade no trato das pessoas, disposição para o trabalho, contagiante alegria de viver e conviver com quem dela estiver próximo, carinho e amizade disponíveis sempre que solicitados, além de diferenciada inteligência movida pelo amor.

Em 2003, seus filhos e sócio-fundadores da Galvani criaram o Instituto Lina Galvani. Na ocasião, Rodolfo Galvani, fez um pedido especial à filha, Cecília, atual Presidente do ILG: “Faça nas comunidades o que a sua avó faria”.

E é dessa forma, inspirado pelos fortes valores de D. Lina Galvani, que o ILG tem desempenhado seu trabalho nas comunidades onde atua. Acreditamos ser essa a maior homenagem que podemos prestar a essa mulher singular.

Veja homengem à D. Lina feita pela família: