Detecta. Conecta. Impacta. Unidas em um contexto, essas três palavras têm um significado extremamente importante para os moradores de Serra do Salitre, município do Alto Paranaíba, no Triângulo Mineiro. Elas nominam cada uma  da Metodologia da consultoria Dobra, contratada pelo ILG para a construção da Agenda de Futuro da localidade, um documento que servirá para promover o desenvolvimento da região de uma maneira mais sustentável e organizada e guiar os possíveis investimentos sociais.

DETECTA Realizada no primeiro semestre de 2014, a etapa inicial do processo levantou quais os sonhos que as pessoas tinham para a sua comunidade e as ações que já vinham sendo realizadas em Serra do Salitre. Para chegar a esses dados, diversas lideranças e atores sociais do município foram entrevistados, como membros da prefeitura e das secretarias locais e empresários da região. Além disso, a população foi fator essencial nessa fase da pesquisa. Por meio de reuniões abertas ao público, crianças, jovens e adultos puderam apresentar suas opiniões e desejos para a cidade. “Foi muito importante ter um grande número de pessoas de perfis diversos, desde o poder público a cidadãos dos 8 aos 63 anos, para alcançar um amplo panorama na pesquisa”, diz Flávia Lemes da Cunha, diretora da consultoria Dobra.

512-Small

 

CONECTA Na segunda fase, realizada em setembro, os principais temas e subtemas definidos no Detecta foram apresentados para a população. Entre os mais citados nas reuniões anteriores estavam emprego, esporte, saúde, habitação, cultura, meio ambiente, lazer, educação e turismo.  A partir dessa lista, um novo desafio foi proposto: determinar quais dos temas são prioritários para Serra do Salitre e terão maior impacto na comunidade. Em conjunto, os participantes elegeram como áreas mais urgentes o meio ambiente, a saúde e o emprego, divididas em diversos subtemas relacionados.

DSC010401

 

O passo seguinte foi traçar com eles os caminhos necessários para solucionar as deficiências levantadas. Entre as alternativas, estão propostas como busca de recursos financeiros, mobilização da juventude, criação de um espaço comunitário e formação de parcerias. Para validar essas ações em Serra do Salitre e concluir a fase Conecta, um novo encontro vai ser realizado em novembro. “Nosso objetivo é atrair uma quantidade maior de pessoas e de setores diversos para legitimar a Agenda de Futuro e definir as ações a curto, médio e longo prazo”, diz Flávia. “Além disso, queremos criar comitês locais que possam engajar a comunidade e dar sequência aos projetos que foram identificados”.

IMPACTA É o momento de, efetivamente, colocar a mão na massa. Com os comitês definidos e a Agenda planejada, o ILG começa a fase de formação das pessoas envolvidas em cada grupo para atuar na gestão e no desenvolvimento dos projetos. Essa fase deve iniciar em 2015 e terá um calendário de ações a serem realizadas em 2, 5 e 10 anos, de acordo com a complexidade do projeto e o tempo necessário para executá-lo. A expectativa é que, ao final desse período, grande parte dos sonhos levantados pela comunidade tenham se tornado uma realidade em Serra do Salitre, o que irá depender do nível de engajamento dos demais atores locais.

Veja mais fotos da fase Conecta na nossa página do Facebook.