“É importante recordar as ações realizadas e conhecer os novos projetos para podermos contribuir e participar mais ativamente”. A frase de Tharlys de Castro Alves, morador de Serra do Salitre (MG), de certa forma condensa os principais objetivos dos Encontro de Diálogo que realizamos, nos primeiros meses do ano, em três localidades de atuação do Instituto Lina Galvani. Além do município mineiro, fizemos conversas com a população, líderes locais e representantes do poder público e de outras organizações em Angico dos Dias, povoado de Campo Alegre de Lourdes (BA), e em Luís Eduardo Magalhães, também na Bahia.

A pauta desses encontros incluiu um balanço conjunto de nossas ações, desafios e conquistas nas localidades em 2016 e a apresentação de uma panorama geral dos planos previstos para 2017. Todos os participantes foram convidados a relembrar os principais acontecimentos e, de forma democrática, trazer críticas e sugestões para os projetos. “Criamos uma dinâmica de separá-los em grupos de debate, o que foi ótimo para resgatarem na memória tudo o que realizaram e fomentar a participação. Quando abrimos a roda para todos comentarem, a maioria estava motivada a expor as opiniões do grupo”, Rafael Art, analista de Projetos de Desenvolvimento Comunitário do Instituto.

Além dos temas de balanço e de planejamento comuns a todos os Encontro de Diálogo, tivemos conversas específicas de acordo com a localidade. Confira alguns destaques:

Campo Alegre de Lourdes

met 1 cal

Também aproveitamos a ocasião para anunciar o lançamento, no segundo semestre, de um edital que vai selecionar projetos interessantes para o desenvolvimento comunitário. Durante o ano, vamos motivá-los a contribuir com o processo e prepará-los para elaborar as iniciativas para inscrevê-las no edital.

Serra do Salitre

met 1 ssl

O Comunidade de Aprendizagem, projeto de melhoria da educação pública que realizamos no município em parceria com o Instituto Natura, foi um dos focos do Encontro de Diálogo na localidade. Mas não foi o único. “Além dos depoimentos das professoras que fazem parte dessa iniciativa, tivemos a oportunidade de conhecer o que outros grupos que a gente não acompanha tão de perto estão realizando”, diz Tharlys. “Conseguimos enxergar melhor as ideias de todos e saber o que vem por aí, o que é ótimo para quem tem vontade de participar poder se programar”, completa.

Luís Eduardo Magalhães

met 1 lem

O encontro no município baiano foi focado no Comitê Gestor, grupo formado por moradores de bairros nos quais o Instituto atua, próximos à sede da empresa Galvani. As conversas abordaram, principalmente, o mutirão que está sendo planejado para melhorias em uma praça na localidade e os próximos passos para organizar essa iniciativa. “A praça é muito importante para nós porque vai se transformar em um espaço de lazer e esportes, algo que não temos aqui no bairro”, diz o morador Edvaldo Silva Alves. “Acho que, a partir desse encontro, vamos ter mais mobilização entre os moradores e todos vão colocar a mão na massa! O pessoal está muito animado com esse projeto”, completa.