Izabel Cristina Ceron de Paula é engenheira florestal, mora na Bahia há mais de 6 anos, tem uma empresa de consultoria em projetos ambientais e é uma das participantes do Curso de Técnicas em Restauração Ecológica de Áreas Degradadas. O curso, ministrado pelo Instituto Socioambiental (ISA) e parte da campanha LEM APP 100% Legal, está capacitando cerca de 30 profissionais com o objetivo de disseminar técnicas de recuperação de áreas degradadas que apoiarão as ações da campanha. Após cursar o 2º módulo do curso, Izabel fala da sua experiência, expectativas e da importância da campanha para o oeste baiano.

Izabel entre outros participantes durante o Curso de Técnicas em Restauração Ecológica de Áreas Degradadas - nov/2011

Por que se interessou pelo Curso de Técnicas em Restauração Ecológica de Áreas Degradadas?
Em setembro de 2010, tive a oportunidade de observar na televisão essa nova técnica de muvuca*. Achei a oportunidade do curso muito boa, porque eu conhecia mais ou menos a técnica, já tinha proposto a alguns clientes, mas especificamente com aulas práticas, ainda não tinha tido essa oportunidade. Então, o objetivo de participar  do curso é aperfeiçoar meus conhecimentos com esta nova técnica.

Como foram os 2 primeiros módulos? Gostaria de compartilhar algo que tenha aprendido?
O professor do ISA que ministrou este curso tem uma experiência muito boa. E a metodologia que ele apresentou fez com que aprendêssemos rapidamente a técnica. As primeiras aulas foram excelentes, fizemos toda a parte teórica e depois, na segunda etapa, já fomos para a prática. A partir deste experimento vamos poder avaliar como se adapta a muvuca aqui na Bahia, na região oeste, principalmente.  Tenho vários projetos de recuperação de área e quando  ofertar essa nova técnica  , terei a oportunidade de mostrar ao produtor rural algo que já foi testado. E a 3ª etapa serão estudos de casos, onde cada participante do curso irá  apresentar uma proposta para execução. Assim, poderemos avaliar vários estudos que serão executados aqui no oeste da Bahia.

Como pretende aplicar os conceitos aprendidos após o término do curso?
Nós temos problemas de falta de reserva legal na região. E muitas vezes são 2 ou 3 hectares. Então, ao invés do produtor  adquirir área fora ou até mesmo recuperar com mudas, que tem um custo maior, o produtor irá recuperar com a muvuca, que facilita muito pra ele pois tem maquinário disponível.
Eu acho que ela vai ter uma adesão muito grande . Eu já tenho 3 projetos que estão em andamento com a esta nova técnica.

Como enxerga a importância da campanha LEM APP 100% Legal para o município e região?
O interessante desta campanha é a integração, é a rede que está sendo organizada  entre o produtor rural e o coletor de semente. Nós temos um grupo de coletores que já está se formando, através do ILG, que já está coletando sementes que depois serão utilizadas pelo produtor na recuperação de áreas. E principalmente, irá gerar renda aos coletores de sementes.

Qual a importância da estrutura já existente do PFG para a viabilização das atividades propostas pelo curso?
O Parque é que vai fazer a integração de todo este sistema para que funcione. É importantíssimo porque o Grupo Galvani é um grupo reconhecido aqui na região, então os produtores rurais já têm uma confiança maior no trabalho da Galvani.

*Muvuca: técnica de plantio mecanizado, que no experimento realizado no Curso de Técnicas em Restauração Ecológica de Áreas Degradadas, consistiu na mistura de sementes nativas do Cerrado, como Baru, saviú e Ipê, com sementes agrícolas, como feijão catador, guandu, crotalária e milheto, sendo uma alternativa ao plantio manual de mudas.