Alessandro Dias Rodrigues é o atual Prefeito do município de Campo Alegre de Lourdes (BA), pertencente ao polígono da seca, onde está localizado o povoado de Angico dos Dias. Nesta entrevista, ele fala sobre iniciativas de fortalecimento da sociedade civil, como a formação de associações de moradores e de redes sociais, e a união de esforços entre os setores como forças motrizes para o desenvolvimento.

Prefeito durante a inauguração do calçamento em Angico - abr/2012

Como você enxerga o trabalho conjunto entre Prefeitura, empresas, organizações do 3º setor e comunidade?
As associações e as cooperativas são fundamentais para promover o desenvolvimento no mundo moderno. E aqui em Angico, a Prefeitura tem tentado, através dessa convergência entre a AMPARE, que representa o povoado, a empresa Galvani e o poder executivo, traçar táticas e tecer técnicas em harmonia para que a gente possa melhorar a vida do povo de Angico dos Dias. Existem vários projetos a serem feitos e eu não tenho a menor dúvida, que partindo do princípio de que as pessoas têm que ter essa visão de se associar para o bem, o resultado será a melhoria da qualidade de vida de todos dessa região.

Como a Prefeitura pode contribuir para a viabilização dos projetos propostos pela comunidade por meio da Rede Social?
A Prefeitura partilha desse tipo de gestão, que envolve o terceiro setor. É importante porque desperta no cidadão a sua potencialidade, e ele passa a não ficar só esperando que o poder executivo, que a empresa vá resolver os seus problemas, desenvolve aquela concepção que com disposição, dialogando, conversando, não só ele pode interferir junto ao poder executivo e empresas, mas desenvolver processos legítimos que podem beneficiar a todos aqui da região.

Você acredita que movimentos como o da Rede Social e da Associação de Moradores de Angico possa inspirar outras comunidades de Campo Alegre e região? De que forma?
A AMPARE e a Rede Social têm sido um exemplo pra todo mundo aqui de Campo Alegre de Lourdes. Eu espero que outras regiões, já observando os frutos disso, possam, até fazer contato e vê-los como exemplo, para que isso possa ser disseminado a todos os povoados do município. Vemos isso com bons olhos, achamos necessário, a política moderna impõe isso e ficamos felizes por essa iniciativa vanguardista estar sendo iniciada aqui, no Angico dos Dias.

Reunião entre Prefeito, diretoria da Galvani e membros da Rede Social - abr/2012

Conquistas
Desde 2009, início dos trabalhos do ILG no povoado de Angico dos Dias, alguns frutos já foram colhidos pela comunidade. São eles:
– Criação da Associação de Moradores de Peixe, Angico e Região (AMPARE);
– Instalação de nova caixa d’água;
– Calçamento da principal via do povoado;
– Doação de trator através da CAR (Companhia de Desenvolvimento Ação Regional);
– Aprovação junto à CAR de projeto de instalação de 53 cisternas para captação de água de chuva;
– Capacitação de 25 moradores para o trabalho em rede, resultando na formação da Rede Social de Angico, Peixe e Região.