Thalita Gonçalves de Menezes tem 20 anos e mora em Serra do Salitre desde que nasceu. Está no 7º período da faculdade de Educação Física, iniciando sua vida profissional. Já trabalhou com fotografia, mas hoje a tem como um hobby que ela ama fazer. Matheus Ribeiro da Silva ou Matheus Gotti, seu nome artístico, tem 17 anos, nasceu no Paraná, mas mudou para Serra ainda criança. Trabalha na auto-elétrica que pertence a sua família, acabou de concluir o ensino médio e ainda está fazendo planos para estudos neste ano, mas já revela que pretende fazer algo relacionado ao meio artístico, fotografia, quem sabe. 

Matheus e Thalita foram os vencedores do concurso que elegeu as melhores fotos sobre Serra do Salitre. Ambos participaram da oficina de fotografia oferecida pelo ILG, com o renomado fotógrafo Adriano Gambarini e apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município e da empresa Galvani. Como premiação, cada um recebeu uma câmera fotográfica digital. Além disso, todos os participantes da oficina tiveram suas melhores fotos divulgadas no calendário 2013 da Galvani e do Instituto e em uma exposição que aconteceu no final do ano passado. Na entrevista, os dois jovens contam o que aprenderam, como passaram a enxergar sua cidade e falam da emoção de terem suas fotos divulgadas por todo o Brasil.

Matheus e Thalita na entrega do prêmio - dez/2012

O que você aprendeu com a oficina?
Thalita: Eu aprendi várias coisas, que apesar de eu gostar muito de fotografar, eu não sabia. Como recursos na própria máquina digital. E aprendi também que uma coisa simples, ao fotografar, pode se tornar algo importante, que pode ser vista por pessoas diferentes, que tem visões diferentes. Aprendi também sobre a importância da visão do fotógrafo.
Matheus: Vi um bom caminho para o início de uma carreira de fotógrafo e aprendi que qualquer um pode ser fotógrafo, basta adequar o seu olhar à imagem!

Você mudou a sua visão sobre a sua cidade após participar da oficina?  O que mudou?
Thalita: Nossa, demais, até porque, nunca tinha olhando minha cidade com a visão que o curso me proporcionou. Hoje vejo o quanto ela pode proporcionar momentos de prazer a nós que moramos aqui e também àquelas pessoas que buscam um pouco de paz em meio a essa vida tão agitada.
Matheus: Conseguiu mudar sim, consegui enxergar coisas que não eram valorizadas – no meu ponto de vista – e que há um patrimônio aqui como em qualquer lugar e que deve ser valorizado e impedido de ser substituído.

Você acredita que os jovens de Serra do Salitre tem potencial para ampliar o turismo da cidade? Como vocês podem contribuir para isso?
Thalita: Sim, cuidando dessa beleza que nosso município possui, se capacitando na vida acadêmica e divulgando as belezas que aqui existem!
Matheus: Acho que sim. E não somente os jovens, boas idéias vêm dos mais variados tipos de pessoas e idades. E a maneira como pode-se contribuir para isso acho que por meio de projetos que envolvam mais a população.

Como você se sente ao ter uma fotografia de sua autoria sendo divulgada para toda a cidade e para todo o Brasil (por meio do calendário da Galvani e do ILG)?
Thalita: Com palavras é difícil de expressar, mas vamos lá: Me sinto muito realizada, pois, foi uma grande surpresa. Quando fiz a inscrição, meu objetivo era aprimorar naquilo que eu amo fazer, fotografar. E o ILG através da oficina conseguiu me passar tudo isso. No dia da premiação ao ver o trabalho de todos os fotógrafos percebi que a concorrência era forte, ao ser anunciado que eu era umas das premiadas, foi um momento único. Ao ver a fotografia que tirei na capa, me senti extremamente feliz. Soube que os calendários seriam distribuídos para todo o Brasil, através da Galvani, para mim é um dos maiores presentes que já recebi! Com certeza vocês estão fazendo história em minha vida
Matheus: Para todo o Brasil? Nossa! Que legal! Bem, me sinto lisonjeado e orgulhoso de meu potencial ter conseguido tal sucesso!

Você já está usando a câmera que ganhou?
Thalita:
Nossa! O que eu mais faço é usá-la. Estou tirando muitas fotos, da minha fámilia, dos meus amigos, registrando assim os melhores momentos que passamos juntos. E também fazendo vários vídeos que colocarei no Youtube em breve, onde mostram as belezas de nossa cidade e também exaltam o Criador de todas essas coisas: Deus.
Matheus: Estou usando sim, como antes eu não tinha uma câmera menor, eu sempre levava a minha correndo o risco de perdê-la. Essa é só colocar no bolso e pronto, digamos que é pratica e veio em boa hora.

Veja todas as fotos da exposição, aqui.