João Alberto Casetto Pacheco e Wanderlei Moreira são funcionários da Galvani em Paulínia, dos departamentos de Comunicação e Meio Ambiente respectivamente. Ambos são voluntários do Conhecendo uma Empresa e ministram palestras sobre a prática de suas profissões para participantes das oficinas de orientação profissional, além de acompanharem as visitas desses jovens à fábrica.

João com jovens participantes do projeto em vista à Galvani.

Há quanto tempo você é voluntário do Conhecendo? Como e por que começou esse trabalho?
João: Me envolvi no projeto inicialmente como parte do meu trabalho. Foi no começo desse ano que comecei a dar palestras, antes eu recebia os visitantes na empresa.
Wanderlei: Sou voluntário do ILG desde 2007. Estava agendada apresentação para o meio ambiente, só que o gestor na época não podia ir e eu acabei indo. Dali em diante, me tornei o representante do setor e não parei mais, estou sempre atuando.

Conte um pouco do seu trabalho no projeto – o que faz? Como faz?
João: Eu faço palestras sobre Comunicação para os estudantes da oficina de profissionalização da Associação Criança Feliz. Na palestra eu faço uma ponte entre comunicação dentro de uma empresa e a comunicação de uma forma geral, fora da empresa. Tento trazê-la o mais próximo possível da realidade deles, principalmente através de redes sociais, que são ferramentas que os jovens usam muito hoje. Faço um paralelo com a teoria e oriento para que tomem cuidado em alguns pontos.
Wanderlei: O meu objetivo é despertar a sensibilidade das pessoas quanto às questões de sustentabilidade voltadas ao meio ambiente. Programo as minhas apresentações com inclusão de filmes, com uma parte mais dinâmica, para que as pessoas entendam que cuidar do meio ambiente é fácil, basta querer.

Como você enxerga o papel do voluntariado no mundo de hoje?
João: Tem os dois lados, tanto para o voluntário quanto pra quem recebe aquele voluntário. Pensando nos estudantes, você acaba trazendo pra eles um pouco da experiência, algum conhecimento que adquiriu. E traz de uma forma mais motivada, pelo fato de ser voluntário, você monta aquilo com o que você realmente quer apresentar. E pro voluntário em si, o fato de você fazer uma coisa que gosta e na qual acredita, faz com que se dedique mais.
Wanderlei: É muito interessante você ter a oportunidade de aprender com pessoas que vivem o dia-a-dia daquela situação, porque você aprende com os erros e os acertos das pessoas. O nosso grupo de voluntariado hoje na empresa é um grupo muito bom, forte, um grupo que tem pessoas que fazem porque gostam. Isso é legal.

O que te motiva a realizar esse trabalho?
João: Inicialmente era a novidade, eu nunca tinha feito nenhuma palestra pra nenhum grupo de estudantes. Mas, a partir das primeiras palestras, foi muito legal ver o quanto eles reagem ao seu trabalho, trazendo até um certo interesse em tornar-me professor em algum momento da vida. Ali eles confiam muito no que você está falando e participam bastante. Isso vai te motivando cada dia mais.
Wanderlei: É ter a oportunidade de falar daquilo que eu gosto. Eu monto uma apresentação para uma hora e de repente eu estou lá falando uma hora e meia, se as pessoas quiserem explanar um pouco mais. Então, a minha motivação é o desafio de levar para as pessoas aquilo que eu gosto.

Você recomendaria este ou trabalhos semelhantes a outras pessoas? Por quê?
João: Sim. Porque você vai se descobrindo fazendo algumas coisas diferentes. Descobre coisas que você gosta e não percebia. Até para crescimento pessoal mesmo, coisas que você pode melhorar na sua vida e ter mais prazer no dia-a-dia.
Wanderlei: Já recomendei aqui no setor de meio ambiente mesmo e já temos mais um voluntário que também gosta muito.