Na época da criação da AMPARE (Associação de Moradores de Peixe, Angico e Região), o professor Gilmar Ribeiro de Souza foi um dos mais envolvidos no movimento para tornar esse importante meio de articulação da comunidade uma realidade. Depois de atuar como presidente da Associação, passou o bastão para Edimário Pereira dos Santos, mas segue acompanhando de perto e participando com afinco do trabalho da Ampare. Nesta entrevista, ele analisa os resultados já conquistados, a parceria com a Rede Social e os desafios que ainda estão por vir.

Gilmar Ribeiro de Souza - set/2013

O que a atuação da AMPARE trouxe e segue contribuindo para a Angico dos Dias e região?
Nossa avaliação é que muita coisa melhorou depois que criamos a AMPARE e começamos a atuar. Conseguimos tornar mais fácil e efetivamente fazer a articulação entre empresas privadas, governo e a comunidade, buscando parcerias para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Sem a Associação, creio que não teríamos feito tantas conquistas que beneficiam a população, como a aquisição do trator, a instalação da caixa d’água e a construção das cisternas e banheiros.

E como a população se envolve com as iniciativas da AMPARE?
Notamos que há cada vez mais envolvimento. Na construção das cisternas, por exemplo, foi importante ter a participação de todos. E há o interesse em ver como é o programa e a presença nas reuniões e nos cursos, como no de capacitação para o uso da água e manutenção das cisternas, dado pelo atual presidente da AMPARE, Edimário Pereira dos Santos. Sempre temos essa preocupação de repassar os conhecimentos, as informações, agindo como multiplicadores – e formando-os também.

Qual a importância de trabalhar em parceria com a Rede Social?
A parceria com a Rede é forte e muito importante para apontar projetos, articular com empresas e sair em busca dos recursos para executá-los e melhorar a qualidade de vida da população. As reuniões (organizadas mensalmente pela Rede) nos ajudam muito a identificar as necessidades e soluções. Agora, por exemplo, acabamos de nos mobilizar para conversar com deputados para a construção de poços, necessários para a comunidade. Não ficamos parados, não.

Quais os principais projetos nos quais a AMPARE está trabalhando atualmente?
Além da busca de recursos para a realização dos poços, conseguimos uma nova bomba de abastecimento de água, que vai ser instalada em alguns dias e deve melhorar o nível de água, que está baixo. Outro problema que foi levantado pela comunidade e para o qual estamos buscando solução é a questão da falta de segurança na região. Já começamos a busca de parceiros e a meta é fazer um projeto, pelo menos para que ela seja fortalecida nos fins de semana, o período de maior necessidade. A população também está sendo consultada para dar a sua opinião. Queremos reunir todos que, como nós, desejam agir em prol do desenvolvimento da região. Também há projetos que já estavam em andamento, mas precisam ser retomados com o apoio do setor público. É o caso do calçamento de ruas, da coleta seletiva e da construção da praça. Iniciativas que atendem a coletividade e são necessárias para Angico dos Dias e região.