Colocar a mão na massa… E na terra, em plantas e em ferramentas. Na ação que marcou a estreia do novo formato do Programa de Voluntariado do ILG em parceria com a Galvani (saiba mais sobre o Programa aqui), funcionários da empresa e do instituto uniram forças na construção de uma horta, de um minhocário de e um jardim vertical comunitários no Escritório de São Paulo. As oficinas ministradas pelo Instituto Reinventar foram a primeira ação local desse programa que pretende mapear os trabalhos voluntários já realizados pelos funcionários, com o intuito de potencializar essas atuações e propiciar a troca de experiências, além de apoiar aqueles que ainda não são voluntários, mas desejam começar a atuar. Na News do ILG desse mês, conversamos com três deles para saber como foi essa experiência. Confira:

Luciana Rodrigues Baptista – Assistente Administrativo da Engenharia

Voluntariado 2015 (42)Como foi participar da ação?
Foi gratificante, pois acredito muito que possamos mudar o mundo, o ambiente e as pessoas com nossas atitudes. Também foi um momento relaxante e de enriquecimento. Nunca havia feito uma ação dessa e achei o máximo!

O que você achou do novo Programa de Voluntariado?
Acho maravilhoso, pois compartilhamos o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade. O voluntariado nos ensina a valorizar diversas coisas e banir preconceitos.

Você já havia participado de algum trabalho voluntário?
Sim, participo de um Grupo chamado PAPAUMM (Projetando Alegria por um Mundo Melhor) no qual visitamos instituições como orfanatos, casa de repouso, instituições para crianças especiais. Também trabalhamos com moradores de rua, fornecendo alimentação e dando atenção para ouvir suas histórias. Fazemos brincadeiras, danças, teatro, aulas, treinamento, entre outras atividades. Depende da época e da necessidade das pessoas. Além disso, eu e meu marido somos do Movimento ECC (Encontro de Casais com Cristo) onde conhecemos muitas famílias e muitas entidades que precisam de ajuda. Gostaria que todos pudessem participar e tivessem essa atitude nobre para sentir o como é gratificante esse tipo de trabalho. O que recebemos em troca? Um conjunto de sentimentos que nos faz enxergar um mundo melhor, a sensação de ser útil, a gratificação pessoal e o bem-estar!

Natalia Sousa Nascimento – Auxiliar Administrativo de Compras

Voluntariado 2015 (318)Como foi participar dessa ação?
Foi uma sensação única. Me fez lembrar da minha infância, de quando estudava e tinha aula de educação artística, em como era legal e divertido e o bem que fazia. Tudo isso revivi no dia 11. Fiquei mais leve, relaxada, dei muita risada. Sair um pouco só da cidade de concreto e mexer com a natureza faz um bem muito grande.

O que você achou do novo Programa de Voluntariado?
Uma iniciativa bem elaborada, pois não é em todas as empresas que acontecem essas ações. E é uma forma de todas as pessoas verem que não precisam só de dinheiro e coisas caras para se divertir. Nos mostra que as coisas simples são aquelas que mais valem a pena – e ainda por uma boa causa: ajudar o meio ambiente.

Foi sua primeira experiência em voluntariado?
Já fiz campanha para arrecadação de alimentos para ajudar algumas pessoas que estavam com necessidades no momento.

Maurício Martins de Abreu – Comprador da Engenharia

Voluntariado 2015 (151)

O que você achou do Programa de Voluntariado?
Uma grande oportunidade para aqueles que têm outros ideais e vontade de ajudar em algo ou alguém.

Você pretende participar? Que tipo de trabalho já faz ou gostaria de fazer?
Sim, claro! Ainda não fiz nenhum tipo de trabalho nesse sentido além da experiência na Galvani, mas tenho interesse no que for possível e dentro da minha disponibilidade.

Acesse o Facebook do ILG para ver mais fotos da ação de voluntariado.

Voluntariado 2015 (239) Voluntariado 2015 (255) Voluntariado 2015 (304) 003 002 001