A capoeira como ferramenta transformadora na rotina, saúde e disposição dos idosos. Esse é o mote do projeto Qualidade de Vida na Melhor Idade, um dos contemplados do edital Ideias e Ações, que desenvolvemos durante esse ano no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. A auxiliar administrativo Sabrina de Lima Carvalho está, junto com Renato Santana dos Santos, à frente da iniciativa. Durante 2018, eles participaram das capacitações promovidas pelo Instituto Lina Galvani e levaram a técnica da Capoteraria para dezenas de pessoas no município. Na entrevista especial desse mês, conversamos com Sabrina sobre essa trajetória:

Apoio necessário

O que mais chamou minha atenção durante todo o processo do Ideias e Ações foi o suporte que o Instituto deu à comunidade e aos projetos em si, com as oficinas e todas as explicações que precisávamos para colocar as ideias em prática. As capacitações foram bastante úteis para nós. São ensinamentos que servem tanto para o lado profissional quanto para levarmos para nossa vida.

Principal aprendizado

Um dos grandes aprendizados que tive foi com relação a captar recursos para manter o projeto. Foi muito proveitoso! Aprendemos nas capacitações sobre como chegar nas pessoas e empresas para apresentar o projeto e, dessa forma, elas se interessarem em nos patrocinar e ajudar a manter viva a iniciativa. As oficinas foram de extrema importância porque elas ajudaram a clarear nossa mente e vermos o que estava faltando para o projeto andar. Sem as capacitações, creio que não teria acontecido de uma forma tão boa.

Antes e depois

Comparando o que mudou depois do Ideias e Ações, vejo que as mudanças foram grandes. Antes, não tínhamos o costume de chegar apresentando o projeto. As pessoas nos perguntavam porque valeria a pena investir e, muitas vezes, não tínhamos bem clara essa explicação para dar ao empresário ou outro parceiro. Nas oficinas e conversas que tivemos com a equipe do Instituto, aprendemos que é bom ter um e-book, um ofício ou uma apresentação do projeto para darmos a prévia do que eles estarão ajudando e o que podem receber de contrapartida.

A importância da troca

Nas capacitações, havia uma “mistura” dos projetos, que tinham diferentes finalidades. Dessa forma, aprendemos um pouco de cada coisa. Aprendi muito com a Simone, que faz o trabalho com crochê; com a Auristela, que tem um projeto que envolve a costura; com o Iranildo, que atua no setor do esporte… Foi uma verdadeira troca de experiências, de informações! Coisas que eles não sabiam a gente também pôde passar para eles e vice-versa. Além dessa relação entre os participantes do edital, vale destacar o interesse das comunidades da região do bairro Jardim das Acácias, que foram bem receptivas, abraçaram os projetos, participaram e se doaram também.

Plano para o futuro

A ideia no momento é continuar com o projeto e buscar novas parcerias – tanto via empresas como também outras formas de financiamento. Queremos preparar nosso e-book para dar uma prévia do projeto a quem formos apresentá-lo, ressaltando o que a iniciativa pode oferecer para os apoiadores e, principalmente, para toda a comunidade!