Transformar os sonhos coletivos em realidade. Foi com esse grande desafio que, em 2014, a comunidade de Serra do Salitre, com o apoio do Instituto Lina Galvani, iniciou a construção da Agenda de Futuro. Moradores e lideranças locais foram convidados a ser parte ativa nesse processo. O primeiro passo foi identificar os sonhos da comunidade e mapear as ações que já vinham sendo realizadas. Depois, todos participaram da eleição dos temas mais importantes e da criação de grupos de trabalho.

A força conjunta de moradores, poder público, empresários, jovens e educadores resultou na Agenda de Futuro. Esse documento indica os caminhos que podem ser trilhados para a concretização dos sonhos e, dessa maneira, promover o desenvolvimento da região de uma maneira mais sustentável, organizada e participativa. Para ampliar o alcance das informações e incentivar a adesão popular, um infográfico com os principais resultados e os caminhos para quem deseja se engajar foi instalado em alguns pontos do município.

montagem

NOVA ETAPA Após a fase de planejamento e trocas de informações, em maio chegou o momento de dar os passos seguintes, com a realização de duas oficinas para a comunidade. Na primeira delas, sobre Redes Associativas, ministrada pelo consultor Carlos Lopes, os moradores aprenderam como trabalhar em rede, potencializando conhecimentos, relações e realizações, facilitando também o monitoramento da Agenda de Futuro de Serra do Salitre.

“Os laços foram fortalecidos nessa oficina, o corpo está tomando forma e as ações começaram a sair do papel. Em conjunto, descobrimos que nossos sonhos e caminhos se apoiam na atuação do ILG e da Galvani, mas, acima de tudo, nós é que somos protagonistas desse processo”, avalia Cristina Cardoso, moradora da cidade e agente local do Instituto Lina Galvani.

MÃO NA MASSA No segundo encontro realizado na comunidade, o consultor Anzélio Vidal orientou os participantes a respeito do Desenvolvimento de Projetos. Eles receberam informações importantes sobre como colocar suas ideias em prática, estabelecer metas, estruturar projetos, captar investimentos e gerenciar todo o processo. Tendo como base esse aprendizado, o aplicaram, na prática, estruturando os projetos que haviam escolhido para a comunidade: Mutirão de Limpeza na Escola, Caminhada Segura e Esportes para Crianças e Adolescentes.

RESULTADOS Os participantes puderam avaliar como foram os encontros promovidos pelo ILG com o apoio da Galvani, da prefeitura e da Escola Estadual de Serra do Salitre. Mais de 75% deles consideraram como “ótimo” a relevância dos temas das oficinas. E, na avaliação geral, mais de 80% das pessoas deram nota 9 ou 10 para as atividades. A importância da iniciativa e a motivação do grupo também puderam ser medidas através dos depoimentos deixados nos questionários preenchidos ao final. Confira alguns deles:

Oficina Redes Associativas

Pretendo seguir as informações repassadas pelos grupos que foram apresentadas. Afinal, o que aprendemos jamais nos tiram.

Pensar em coletivo é um ato motivante.

Quero mobilizar amigos, conhecidos e desconhecidos. Fazer mais o bem para outras pessoas, ensinando a pescar – e não dando o peixe – e auxiliar a viver em comunidade, trabalhar em rede.

Muito obrigado à equipe do Instituto Lina Galvani por atuar em nossa região do Alto Paranaiba. Sejam todos bem-vindos, as portas estão abertas para vocês.

Nunca havia participado de um encontro tão produtivo, abrangendo tantas pessoas como nesse encontro. Foi muito especial para mim.

Oficina de Desenvolvimento de Projetos:

A oficina me deu subsídios para realizar o projeto, buscar realizações e muito mais.

Após a oficina, as minhas perspectivas, sonhos e desejos são mais amplos. Consegui aperfeiçoar meus conhecimentos

Achei ótimo esse trabalho do ILG pois creio que vai ajudar muito nossa cidade

Adorei, foi mais do que eu esperava e gostaria que acontecesse mais oficinas como estas.

Graças ao ILG, conseguimos a continuidade das capacitações, oficinas e outras reuniões para o maior desenvolvimento da população

SAIBA MAIS

Case: Construção da Agenda de Futuro de Serra do Salitre

Como foi a apresentação da Agenda

Confira a entrevista com um morador participante 

Veja o infográfico da Agenda de Futuro