O final do ano sempre coincide com o encerramento de dois grandes projetos, ambos com o apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães (LEM): o Renasce o Cerrado e as Oficinas de Educação Ambiental.

Participantes do Renasce o Cerrado no evento de Culminância - nov/10

O Renasce o Cerrado, projeto com edições anuais, tem por objetivo estimular a prática da educação ambiental em crianças de 10 a 11 anos através de visitas monitoradas ao Parque, atividades lúdicas e produção de mudas nativas para arborização urbana, ampliando as ações de cidadania e despertando a valorização do bioma cerrado.

Este ano, cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Amélio Gatto participaram, realizando o plantio de 25 mudas na escola e em seu entorno, distribuindo mais 500 mudas e expondo seus trabalhos produzidos ao longo do ano.

Como destaque do projeto em 2010, os alunos visitaram o lixão da cidade e produziram uma cartilha de dicas e práticas ambientais.

Cartilha produzida por alunos da Escola Municipal Amélio Gatto - nov/10

Já as Oficinas de Educação Ambiental, que anualmente capacitam professores da rede pública de LEM neste tema, tiveram sua finalização com uma oficina de Musicalização e uma agradável confraternização no dia 4 de dezembro.

Durante as oficinas foram utilizadas metodologias que associam teoria e prática, intercalando palestras, leituras, discussões em grupo, jogos educativos, atividades que utilizam os sentidos, projeção de slides e vídeos, estudos do meio, visitas de campo, observação sistemática e reflexão individual. Participaram desse projeto ao todo 27 professores.

Alunos das Oficianas de Educação Ambiental - nov/10

Márcia Andaluza Xavier, coordenadora de Educação Ambiental do Parque, declara com satisfação: “Para nós do Parque Fioravante Galvani realizar o fechamento de dois projetos de Educação Ambiental , pelo quinto ano consecutivo é motivo de grande alegria, pois nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”.

Visualize a versão completa da cartilha produzida pelos alunos.

Veja mais fotos dos eventos de encerramento.