2010 foi um ano de mudança, renovação, crescimento para o ILG. Gostaríamos de compartilhar com você, nosso parceiro, o andamento de nossos projetos e iniciativas, bem como algumas de nossas conquistas.

Iniciamos uma forte articulação entre os setores público, privado e sociedade civil para expandirmos o projeto Viva Betel, em Paulínia (SP). Plantamos muitas sementes e estamos na expectativa de conquistar mais parceiros no próximo ano, sempre com foco em promover o desenvolvimento comunitário da região por meio de atividades esportivas. Já podemos comemorar alguns resultados: a aprovação do projeto “Viva Betel – Karatê” pelo CMDCA de Paulínia possibilitando a captação de recursos por meio do FUMCAD e a cessão de um terreno público para a construção de uma praça de esportes, cultura e lazer no bairro.

O Conhecendo uma Empresa terminou o ano viabilizando a orientação profissional para mais de 90 jovens em Paulínia. São cerca de 10 voluntários nesse projeto, fazendo a diferença na vida de todos os envolvidos.

Ainda em Paulínia, o ILG iniciou atividades em uma nova comunidade, o bairro Monte Alegre. Estamos aplicando o Programa Diagnóstico através de rodas de conversa com os moradores da região, o que tem gerado intensas discussões sobre a realidade local.

Em São Paulo, capital, mudamos o foco do SERvindo para empreendedorismo social e capacitamos um grupo de ex-alunos para fazerem do espaço do projeto um negócio sustentável, que traga desenvolvimento para a comunidade do Jaguaré.

O Parque Fioravante Galvani, em Luís Eduardo Magalhães (BA), fecha o ano com 3 novos parceiros, além daqueles que já nos apoiavam, são eles: JP Bechara, Grupo Yowa e fazenda Cezar Lazzari. O Criadouro Conservacionista conta hoje com 9 espécies e 26 animais. No Viveiro produzimos cerca de 30 mil mudas de 21 espécies exógenas. O Núcleo de Educação Ambiental capacitou mais 27 professoresda rede municipal, contou com 300 crianças participando do Projeto Renasce o Cerrado e ainda recebeu mais de 1300 pessoas nas visitas monitoradas. Tais resultados possibilitam a ampliação do conhecimento sobre a importância de se preservar o cerrado, sensibiliza mais adeptos a nossa causa e fortalece a ação em prol desse bioma.

Em Angico do Dias (BA), incentivamos o fortalecimento da comunidade local e a criação da AMPARE (Associação dos Moradores de Peixe, Angico dos Dias e Região). A Associação obteve algumas conquistas para a população ao longo do ano, como instalação de mais uma caixa d’água no povoado, aumentando o fornecimento de 20 para 50 litros e melhorando a qualidade de vida dos 1024 habitantes.

Na região de Irecê e Lapão (BA), após diagnosticarmos que a principal inquietação da população é a escassez de recursos hídricos e a degradação do bioma caatinga, iniciamos a articulação de alguns atores envolvidos com o tema identificando possibilidades de projetos.

Já em Serra do Salitre (MG), tendo em vista que o turismo e o protagonismo juvenil foram definidos pelos moradores como focos de atuação, em conjunto com a Associação Caminhos do Cerrado e a Secretaria de Educação e Turismo, estamos buscando a viabilidade de um projeto de Turismo Sustentável para a região.

Estamos felizes com todos os passos dados, com cada objetivo alcançado e certos de que 2011 será um ano de rica colheita para o ILG. Gostaríamos de acrescentar que nosso trabalho não seria o mesmo sem o apoio de nossos parceiros. Fica aqui o nosso agradecimento.

Aproveitamos para desejar boas festas e um ano novo repleto de doces frutos, novas sementes e um solo fértil para plantar.