2011 foi um ano de amadurecimento, ampliação e colheita para o ILG. Gostaríamos de compartilhar com você todas as nossas iniciativas e projetos, sempre tendo como objetivo principal o desenvolvimento e a autonomia das comunidades, bem como a articulação destas em redes sociais solidárias que levam a uma sociedade mais sustentável.

Fortalecimento da associação e muitas medalhas em Betel

Este ano, a AMBAP assumiu a administração do projeto Viva Betel Karatê e alugou um novo espaço para a prática deste esporte e demais atividades que desenvolve no bairro. Os alunos do projeto participaram de três competições na região de Paulínia e conquistaram ao todo 35 medalhas, classificando-se sempre como uma as melhores academias nos campeonatos da região.

Participantes do Viva Betel na IX Copa Nova Odessa - jun/2011

“O ILG e a Galvani foram os primeiros que acompanharam, que viram a nossa luta, a nossa responsabilidade, a maneira como a gente trabalhava. E acreditaram. Essa parceria é fundamental, a gente tá muito feliz com isso, muito mesmo.”
Sueli Manfrin, membro da AMBAP

Para ampliar as atividades esportivas em Betel, conseguimos aprovar um novo projeto na Lei do Esporte, o Viva Betel Futebol e Atletismo, em fase de captação de recursos.

Além disso, um projeto de Educomunicação vem despertar o espírito crítico e dar voz às crianças do bairro através da produção de um vídeo que está sendo idealizado por elas próprias.

Grupo do projeto de Educomunicação – dez/2011

Orientação profissional voluntária de mais de 500 jovens
O Conhecendo uma Empresa, em 2011, contou com a parceria da Associação pela Infância e Juventude de Paulínia (AIJ). Estiveram envolvidos ao todo cerca de 500 jovens, participantes do curso de orientação profissional da instituição, que assistiram aulas e palestras dos voluntários do ILG, fizeram visitas às empresas Galvani e Mabe e foram expectadores da peça Orçamento Familiar, produzida e interpretada por voluntários do projeto.

“A minha motivação é o desafio de levar para as pessoas aquilo que eu gosto. O nosso grupo de voluntariado hoje na empresa é um grupo muito bom, forte, um grupo que tem pessoas que fazem porque gostam.”
Wanderlei Moreira, voluntário do ILG e funcionário da Galvani

Voluntários durante a peça – Nov/2011

Parque Fioravante Galvani e as grandes vitórias do Cerrado
A campanha “LEM APP 100% Legal” uma realização do ILG junto à Prefeitura Municipal de LEM e a Conservação Internacional, já colheu alguns frutos: o Festival das Sementes com desenvolvimento de atividades em educação ambiental para 150 estudantes e 15 professores de duas comunidades agrícolas; a primeira remuneração dos 25 integrantes da rede de coletores de sementes nativas do cerrado; a realização dos primeiros módulos do curso de capacitação para recuperação de áreas degradadas do cerrado; e a oficina Investigando a Biodiversidade, em parceria com o Instituto Supereco, com participação 50 educadores da região.

“A gente percebeu o profissionalismo do ILG e a presença que o Parque tem em Luís Eduardo, a referência que é na região. Acho que isso mostra o potencial que o projeto tem, por ser realizado pelo ILG e pelo PFG.
Fernando Patrício Ribeiro, Coordenador da Conservação Internacional

Atividade do Festival das Sementes - out/2011

A parceria com a ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) e o fomento do Fundeagro (Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão) possibilitaram a produção de 40 mil mudas que estão sendo destinadas aos agricultores da região na recuperação de áreas degradas.

A Campanha Adote uma Espécie fechou o ano com três novos parceiros: as empresas TerraOeste e Energia Florestal e o Grupo Santo Antônio.

“Eu adoraria que tivessem mais grupos, como o Grupo Galvani, com ideias tão reais e eficazes de proteção à fauna e à flora daquele bioma. Nós faremos de tudo para sermos parceiros do Parque de longo prazo, não somente em ações isoladas, mas ser um mantenedor. Para sempre.”
Rodrigo Rasga, diretor da Energia Florestal

O apoio da Prefeitura Municipal de LEM, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, possibilitou a ampliação do número de capacitados nas Oficinas de Educação Ambiental de 35 para 50.

Formatura dos participantes da Oficina de Educação Ambiental – dez/2011

Os dois projetos do Núcleo de Educação Ambiental inscritos na Lei de Incentivo à Cultura foram aprovados e estão em fase de captação.

O Programa de Visitas Monitoradas, em parceria com a Galvani, contabilizou até o momento 500 visitantes da região.

O Parque foi notícia em vários canais de comunicação este ano, como destaque, podemos citar as matérias do programa Terra da Gente, da afiliada da Globo da região de Campinas e 2 outras, no Canal Rural.

Formação da Rede Social de Angico, Peixe e Região
Em setembro deste ano, com incentivo do ILG e intuito de aumentar a capacidade da comunidade de se articular, propor e viabilizar projetos, foi formada a Rede Social de Angico, Peixe e Região. Desde a formação da rede, seus integrantes têm se articulado a fim de viabilizar projetos de melhoria para a região, entre eles estão: espaço público de convivência, cursos de capacitação, coleta seletiva, horta comunitária, entre outros.

“Para um lugar se desenvolver ele precisa ter comunicação, união. E o que a rede está trazendo é isso: várias pessoas pensando no bem da comunidade.”
Zé Filho, articulador da rede

Encontro da rede social – out/2011

Além disso, foi feita uma articulação para a aprovação de projetos escritos pela AMPARE com o apoio do ILG e a associação foi contemplada com 53 cisternas, que serão instaladas em 2012.

Serra do Salitre sob o olhar dos jovens
A fim de sensibilizar os jovens da região para um projeto de resgate e registro da história, cultura e belezas naturais do município a ser realizado em 2012, este ano, aconteceu em Serra do Salitre uma oficina integrada de vídeo, fotografia, áudio e produção de notícias com o celular para 22 participantes, entre estudantes e professores. A atividade teve o apoio da Secretária de Educação, Cultura e Turismo de Serra do Salitre e a parceria técnica do projeto MVMob (Minha Vida Móbile).

“Nós temos belezas naturais e a cidade em si não dá valor. Temos o Geraldão, a Garganta do Diabo, a cachoeirinha aqui perto, os casarões… Temos grandes talentos da música também! E eu acho que a terra, porque tudo que se planta aqui, se dá.”
Participante da oficina em Serra do Salitre

Jovens durante a oficina – set/2011

ILG e Galvani mais próximos
Uma campanha do Instituto com os funcionários da Galvani possibilitou a divulgação de seus projetos e levou a uma reflexão sobre as maiores dificuldades das comunidades em que vivem e a importância da iniciativa e do trabalho em conjunto para solucioná-los.

Aproveitamos para agradecer nossos parceiros, amigos, equipe e todos aqueles que fazem parte da nossa grande árvore de transformação.
Muito obrigado! Sem vocês nosso trabalho não seria possível.

Desejamos a todos boas festas e um 2012 de muita colheita!