Fazer acontecer. O grupo de Geração de Renda da Rede Social de Angico, Peixe e Região vem provando que o tradicional bordão vai muito além do que da boca para fora. Não faz nem um ano que pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas estiveram na comunidade para estudar os mercados locais e selecionar negócios inclusivos para alavancar a geração de trabalho e renda na região (leia a reportagem aqui). Bastou essa orientação inicial e planejamento para os grupos formados partirem para a ação. Já documentamos as atividades da turma de Artesanato e de Doces (leia aqui) e a recente conquista do pessoal de Agricultura (confira aqui). Agora, o grupo de Beleza também deu um passo importante.

Alunas durante o curso de corte e escova de cabelo - abr/14

Do dia 7 a 11 de abril, 12 membros da comunidade (11 mulheres e 1 homem) receberam  capacitação em corte e escova de cabelo. Com carga horária de 40 horas, o curso foi realizado em uma parceria da Rede Social, do ILG e do Instituto Embelleze de Petrolina. Nas aulas, os participantes aprenderam desde as orientações e macetes para fazer cortes e penteados masculinos e femininos até informações e cuidados sobre outros serviços oferecidos nos salões de beleza, como tinturas de cabelo e design de sobrancelhas.

O curso foi ministrado por Luzia Pereira da Silva, instrutora do Instituto Embelleze, que diz ter ficado maravilhada com o resultado da iniciativa. “Foi muito recompensador, pois vi uma grande disposição em aprender. Todos estavam muito empenhados em conhecer e, principalmente, fazer um trabalho com excelência e qualidade”, disse Luzia ao programa Cultivar.

A instrutora também ressaltou a importância desse aprendizado como alternativa para a geração de renda. “O setor de beleza tem crescido muito e essa orientação traz benefícios para toda a vida, pois onde eles estiverem encontrarão trabalho. Se forem bons profissionais, é uma atividade que traz uma boa renda e dá para sustentar a família”, disse. E é esse caminho que os participantes querem seguir. “Pretendemos colocar em prática o que aprendemos e até estamos estudando montar salões em parcerias de cada três pessoas do grupo. Dessa forma, trazemos melhorias para a nossa cidade”, diz Itamara Mendes Rocha, uma das alunas do curso. “Além de melhorar a renda, pretendo servir toda a comunidade”, complementa Zil Dias da Costa.

No final das aulas, os participantes receberam do Instituto Lina Galvani kits de instrumentos com tesouras e escovas de cabelo para treinar, colocar em prática os conteúdos adquiridos e, como já tem se tornado uma constante em Angico dos Dias, fazer acontecer.

Grupo de beleza finalizando o curso - abr/14

* Com reportagem do Programa Cultivar, da Galvani.