Como uma ideia para melhorar sua comunidade se transforma em realidade? Moradores dos municípios baianos de Luís Eduardo Magalhães e Campo Alegre de Lourdes aprenderam, na prática, a responder essa questão. Desde o segundo semestre de 2017, eles participaram de oficinas do Instituto Lina Galvani que ensinaram os caminhos para desenvolver um projeto social. O objetivo: consolidar suas propostas para apresentá-las no Ideias e Ações, um edital de apoio a iniciativas sociais nas áreas de cidadania, cultura, lazer, educação, geração de renda e saúde. Agora, com o anúncio dos contemplados, começa uma nova etapa desse processo. É hora de colocar a mão na massa e continuar aprendendo!

A ESCOLHA DOS PROJETOS

O Ideias e Ações recebeu onze inscrições em Luís Eduardo Magalhães e oito em Campo Alegre de Lourdes. O processo de seleção das melhores propostas foi dividido em duas etapas. Na primeira peneira, a equipe do Instituto Lina Galvani analisou todas as características dos projetos – como os objetivos, as parcerias envolvidas, as transformações positivas que trariam, seu impacto na comunidade, entre outras – e atribuiu uma pontuação.

As iniciativas que alcançaram 70% da nota máxima prevista, de 80 pontos, passaram para a segunda etapa. Cada cidade contou com uma banca avaliadora, composta por representantes do Conselho Administrativo do Instituto e do Poder Público local, de funcionários da empresa Galvani e de outras companhias parceiras, e, em Luís Eduardo Magalhães, de representantes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e do Parque Vida Cerrado. Eles avaliaram as propostas e deram notas de 0 a 10 aos projetos. Os melhores pontuados em cada tema foram contemplados pelo edital.

OS CONTEMPLADOS

Campo Alegre de Lourdes

Cultura
Ação Brasil Artes Integradas
Responsável: Alex Alcântara de Sousa

Educação
Cultivando o Saber
Responsáveis: Gildemar Pereira de Sousa e Jorene Soares Barbosa Rocha

Educar com Qualidade
Responsável: Itamara Francisca da Silva

Geração de Renda
Doce como Sertão
Responsáveis: Maria Caroline Pereira da Mata e Maria do Rosário Pereira da Mata

Saúde
Diversão não tem Idade
Responsáveis: Cícera Pereira da Silva e Dulcineia Alexandre da Silva

Luís Eduardo Magalhães

Cidadania
Anas do Cerrado
Responsável: Ursula Epp

Cultura
Toda Quinta Tem Livro
Responsável: Elina Ferreira

Educação
Escola de Karatê Shotohan
Responsável: Iranildo Silva de Oliveira

Lazer
Qualidade de Vida na Melhor Idade
Responsável: Renato Santana dos Santos

Saúde
Três Flores e Crochê
Responsável: Simone Marques de Oliveira Alves

Mais informação dos projetos, como objetivo, cronograma, recursos, atividades desenvolvidas estarão disponíveis no hotsite do Ideias e Ações: www.ideiaseacoes.com.br

FEEDBACK IMPORTANTE

Um dos diferenciais do Ideias e Ações é o retorno que foi dado a cada pessoa ou grupo que inscreveu seu projeto. No momento de avaliação, os membros das bancas tiveram que justificar sua nota com comentários, sugestões e dúvidas. Agora, os moradores vão ter acesso a esses dados. “Esse feedback é muito interessante tanto para quem não foi contemplado, pois poderá entender as deficiências do seu projeto e trabalhar nelas para apresentá-lo novamente em outro edital, quanto para os selecionados, que terão subsídios e ideias para aprimorar suas iniciativas”, diz Rafael Art, analista de Projetos do Instituto.

PRÓXIMOS PASSOS

Os contemplados pelo Ideias e Ações iniciam, em março, a etapa de concretizar seus projetos. “Vamos nos reunir com eles, analisar o que precisa ser aprimorado e definir em conjunto os planos de ação para os próximos meses. Tudo para ver as ideias saírem do papel ou serem fortalecidas, no caso de iniciativas que já estão em andamento”, diz Rafael.

APRENDIZADO

As capacitações, tão importantes da fase de preparação dos projetos, seguem em novas frentes em 2018. “Percebemos que as pessoas têm necessidade de seguir no processo de formação, principalmente as que foram contempladas. Por isso, elaboramos uma série de oficinas com conteúdos que serão muito úteis na hora de execução dos projetos”, diz Kaio Nunes, assistente de Comunicação do Instituto.

As capacitações serão divididas em quatro temas, dispostos em duas oficinas em cada localidade. Eles aprenderão os pormenores dos relatórios de atividades e financeiro, desde como traçar cronogramas e controlar cada etapa do projeto à prestação de contas e documentos necessários. Também terão orientações sobre como alavancar recursos para suas iniciativas, tanto financeiros quanto os provenientes de parcerias relacionadas a serviços, voluntariado e matéria-prima.

Outro aprendizado importante nessa fase está relacionado à divulgação dos projetos. Nas oficinas de Comunicação e de Educomunicação, os participantes aprenderão a identificar seus públicos-alvo e fazer uma divulgação específica de acordo com quem e os objetivos que querem atingir. “Ter conhecimentos para fazer essa comunicação externa da melhor maneira os ajuda nos momentos de captar novos recursos, conseguir outros parceiros e fortalecer o seu projeto, por exemplo”, explica Kaio.

Vale ressaltar que as capacitações estarão abertas não apenas aos contemplados do Ideias e Ações, mas também a outras pessoas que quiserem participar. É morador de Campo Alegre de Lourdes ou de Luís Eduardo Magalhães e está interessado em desenvolver suas ideias para a melhoria da sua comunidade? Fique ligado no Facebook do Instituto Lina Galvani para saber as datas das oficinas!