CENA 1
2003 Cecília Galvani recebe do pai, Rodolfo, a incumbência de ficar à frente de um Instituto para atuar nas regiões onde o Grupo Galvani tem empreendimentos. A função? Agir socialmente para a melhoria de vida dessas localidades, identificando e apoiando processos que levem ao desenvolvimento comunitário. A inspiração? Os valores da matriarca da família, D. Lina Galvani. “Todas as pessoas merecem apoio a partir do momento em que estejam dispostas a se ajudar”, costuma dizer D. Lina, hoje com 100 anos de vida.

CENA 2
2003-2013 O Instituto Lina Galvani ganha forma e distribui sua atuação por cinco municípios: São Paulo (SP), Paulínia (SP), Angico dos Dias (BA), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Serra do Salitre (MG). Nessas localidades, sempre tendo como base o tripé Escuta Ativa, Fazer Junto e Articular, o ILG cria, participa e apoia projetos que fomentam o seu desenvolvimento e dão protagonismo aos cidadãos, melhorando suas condições de vida. As ações envolvem desde a capacitação da comunidade para unir forças e criar uma Rede Social – como a muito atuante de Angico dos Dias – à criação do Parque Fioravante Galvani, primeiro e único centro de conservação e educação do Cerrado Baiano, em LEM.

CENA 3
23 de setembro de 2013 Cerca de 50 pessoas estão sentadas em um grande círculo de cadeiras. São 9h30 da manhã e começa o encontro em comemoração aos 10 anos de trabalho do Instituto Lina Galvani. Em pauta, o Desenvolvimento de Comunidades Impactadas por Grandes Empreendimentos – seus desafios e oportunidades, na medida em que a função social das empresas vem sendo questionada e a responsabilidade pelo entorno de suas operações, ampliada.

Entre os participantes, um diversificado grupo de profissionais envolvidos com essa questão no país – representantes de institutos empresariais e do poder público, diretores de áreas de sustentabilidade e responsabilidade social de companhias, consultores e pesquisadores. “O ILG conseguiu reunir um grupo muito impressionante, muito forte e muito representativo para discutir essa questão”, diz André Degenszajn, Secretário-Geral do GIFE (confira a entrevista completa aqui), correalizador do evento, que também contou com o apoio do Instituto Votorantim.

“Sempre que pessoas diversas se reúnem de boa vontade para falar sobre um tema, a conversa tende a ser boa”. Uma das frases que marcou o ciclo de apresentações deu a tônica de todo o dia. Orientados por duas mediadoras do Instituto Fonte, os participantes puderam compartilhar experiências, anseios, indagações e novos caminhos sobre a relação empresa-comunidade e as contribuições de cada ator social no desenvolvimento de comunidades impactadas por grandes empreendimentos. Foi uma verdadeira roda de conversas, que se estendeu não apenas na plenária, como nos momentos para café, no almoço e nas discussões em grupos. Entre os temas levantados (confira aqui o documento coletivo construído durante o encontro), estiveram as formas de engajar a comunidade e incluí-la no processo; a convergência instituto-empresa; a importância do diálogo como ferramenta para o desenvolvimento comunitário; e o valor que as ações sociais agregam às empresas e as formas de mensurá-lo. 

“Esse formato foi superinteressante porque a gente pôde, de fato, dialogar, trocar ideias a partir do acúmulo das experiências das pessoas, falar com franqueza, discutir os desafios e os dilemas postos hoje na gestão do investimento social com relação ao desenvolvimento do local”, diz a consultora e conselheira do ILG  Ana Maria Wilheim. “Vamos a muitos eventos que têm essa temática, mas nunca há tempo para conversar sobre experiências e dificuldades. Esse encontro nos fez entender que as preocupações que temos muitas vezes são desafios comuns”, completa Adriana Deróbio, do Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social.

Encontro Desenvolvimento de Comunidades Impactadas por Grandes Empreendimentos - set/2013

CENA 4
23 de setembro de 2013 Um abraço coletivo na rodada final de avaliação encerra o encontro e dá início ao segundo momento das comemorações dos 10 anos do Instituto Lina Galvani. Mais pessoas se unem ao grupo para um coquetel de celebração ao aniversário. Colaboradores, parceiros, amigos, membros da família Galvani e outras pessoas que fizeram parte da história do Instituto chegam para o momento de congregação. Em um painel, relembram fatos marcantes da história do Instituto e são convidados a construírem juntos os próximos 10 anos do ILG.

André Degenszajn abre as falas da noite ressaltando a iniciativa do Instituto em comemorar sua primeira década de vida com um seminário que promoveu a troca de ideias e ampliou o conhecimento em torno do tema para o qual o ILG foi criado. “Vimos de maneira muito positiva essa iniciativa de, de uma forma muito generosa, compartilhar com outros pares, institutos e organizações as suas inquietações e as maneiras de lidar coletivamente com os desafios que estão sendo enfrentados pelo setor”, disse.

Em seguida, Rodolfo Galvani Jr., presidente do conselho da Galvani Indústria, falou sobre os valores que permeiam tanto a companhia quanto o Instituto e o papel da Galvani como agente de transformação social. “Esses 10 anos do ILG são um orgulho para a nossa empresa e um grande marco para a atuação cada vez mais comprometida com resultados sustentáveis para o futuro da empresa, das localidades onde atuamos e de toda a sociedade”, disse.

Para finalizar os discursos, Cecília Galvani, Diretora-presidente do ILG, relembrou a missão que recebeu de fazer nas comunidades em que a Galvani estivesse presente aquilo que a sua avó, D. Lina, faria. “Ao longo dessa caminhada, valores como união, respeito, transparência, crença no potencial do outro, disponibilidade para aprender sempre nortearam nossa atuação”, disse.

A celebração contou ainda com homenagens aos fundadores e diretores do Instituto e da empresa Galvani e o lançamento do vídeo institucional em comemoração aos 10 anos do ILG. Os presentes puderam assistir a um retrato emocionante dos valores pregados por D. Lina Galvani e de como eles foram transpostos em ações realizadas nas comunidades e a forma como elas afetaram de maneira positiva a vida da população. A matriarca e inspiradora do ILG não pôde comparecer ao evento, mas de certa forma estava presente em todos que ali celebraram a primeira década do Instituto.

Fundadores e Diretores do ILG na Celebração de 10 anos - set/2013

Veja álbum de fotos do evento no Facebook do ILG!

Assista ao vídeo 5 Lições de D. Lina: