Convidado a ser anfitrião na Hub Escola de Verão, o ILG levou o tema do Desenvolvimento Comunitário e um pouco de sua experiência prática para as atividades em que participou.

No workshop “Redes Sociais Solidárias: Desenvolvimento Comunitário sob a perspectiva humana”, Cecília Galvani, presidente do ILG discutiu o trabalho que vem sendo realizado na comunidade de Angico dos Dias (BA), além de discorrer sobre a metodologia utilizada para tal intervenção, a terapia comunitária. Os participantes trouxeram outras experiências em trabalhos comunitários diversificados, propiciando uma rica troca.

Já a atividade “Para que Envolvimento Comunitário?” foi realizada no formato World Café, onde todos os anfitriões que ofereceram atividades nesse tema, incluindo o ILG, foram convidados a produzirem conhecimento coletivamente. Três perguntas nortearam a discussão: Quais empecilhos no convívio em comunidades e como solucioná-los? Para que e como eu posso fortalecer vínculos comunitários? Como mobilizar competências nas comunidades para que promovam transformações? No fechamento do encontro foram feitas as “colheitas” e as pessoas foram convidadas a falar sobre suas experiências, temperando as conversas e trazendo para o chão as ideias trocadas.

Como essência destas colheitas teve destaque a importância de se viver em comunidade, sendo inclusive uma questão de sobrevivência, já que a mesma alimenta a necessidade de pertencimento e de compartilhamento com o outro.  E mais, os relacionamentos nas comunidades devem ser horizontalizados, considerando a igualdade e a unidade entre os seres humanos, mas também as diferenças e especificidades de cada um, que devem ser valorizadas, por se complementarem e trazerem riquezas para o grupo.

Particiapantes da atividade “Para que Envolvimento Comunitário?” - fev/2011

Veja mais fotos dessa atividade clicando aqui.