IMG_0215

Crianças fazendo pipas, andando com “pés de lata”, pulando amarelinha. Jovens e adultos conversando, trocando ideias, compartilhando informações. Foram essas as cenas que puderam ser vistas na Avenida Onófrio Milano, em São Paulo, no dia 28 de novembro. As atividades que valorizam a vida em comunidade já revelam que esse é um dos principais focos do projeto do ILG que estava estreando naquele momento: o Rua, Nossa Casa, Limpa.

IMG_0093

O projeto, que conta com a parceria do Instituto Reinventar, começou a tomar forma ao ser identificada uma área de descarte de lixo e entulho nessa avenida, próxima ao escritório do Instituto Lina Galvani e uma das principais entradas para a Comunidade do Jaguaré. A solução, como não poderia deixar de ser, veio ao estilo ILG: calcada em ações que trabalham as principais bases de Desenvolvimento Comunitário que o Instituto já utiliza nas diversas localidades nas quais está envolvido.

O evento do dia 28 foi o primeiro de uma série de encontros que visam criar um espaço de diálogo para refletir sobre a questão do lixo e do descarte em locais inapropriados, além de caminhos para melhorar a vida na comunidade e criar áreas de convivência.

IMG_0118

“A ideia é formarmos uma rede que une o ILG, o Poder Público, parceiros e comunidade na busca de soluções coletivas e ações concretas para resolver a questão do lixo e outras demandas que surgirem”, diz Bira Azevedo, representante do Instituto no Jaguaré. “Queremos transformar a rua em um espaço de produção, aprendizagem e participação comunitária”, completa.

Enquanto as crianças se divertiam nas oficinas infantis do Rua, Nossa Casa, Limpa, os pais e outros moradores foram convidados a conhecer a iniciativa e motivados a fazer parte. Também foi feito o cadastro de famílias para o Projeto Recicle Mais e Pague Menos, da Eletropaulo.

Acesse o Facebook do ILG para ver mais fotos do evento.

Para 2016, está prevista a realização do evento uma vez por mês. Para saber as datas dos próximos encontros, fique ligado na página do ILG no Facebook!