Sentados em círculo, todos participam de uma roda de conversa. Temas atuais vêm à tona, como a polarização política, o aumento do conservadorismo e a falta de locais para o compartilhamento de ideias entre as pessoas. É um espaço livre para opiniões, anseios, angústias, ideias e esperanças, que podem ser manifestados em falas, canções ou como o interlocutor escolher para transmitir sua mensagem. Nessa roda, especialistas do Terceiro Setor, consultores, moradores de comunidades e líderes sociais estão no mesmo patamar. A atividade se encerra com dança, música e um abraço coletivo que conecta todos os elos.

A cena descrita acima aconteceu no dia 26 de junho, no terraço do coworking social Civi-co, em São Paulo, local escolhido para a celebração dos 15 anos do Instituto Lina Galvani. A proposta de comemorar a data tão especial não apenas com festa, mas realizando uma roda de conversa, é significativa.

“Foi uma forma de apresentar a todos que participam da nossa história de alguma forma a Terapia Comunitária Integrativa, utilizada na nossa metodologia de desenvolvimento comunitário nas localidades nas quais atuamos”, diz Ricardo Mastroti, diretor executivo do Instituto Lina Galvani.

A ideia encantou os participantes. “Achei genial. É uma metalinguagem porque compartilha com todos os convidados nessa data festiva a base do trabalho realizado. É uma forma de relembrar para as pessoas a origem do trabalho do Instituto, podermos comemorar como ele é rico, homenagear tudo o que é realizado, envolver as pessoas e também olhar para o futuro”, diz Juliana Rehfeld, conselheira do Instituto Lina Galvani.

Para Petrina Santos, consultora da Ageeo, nossa parceira em diversos projetos nos territórios, a iniciativa teve outro significado especial. “Um dos maiores desafios que enxergo no nosso dia a dia no Terceiro Setor é mantermos a coerência do que pregamos com o que fazemos efetivamente. Fui surpreendida positivamente nesse evento porque trouxeram para o campo de celebração a técnica que é desenvolvida lá na ponta, nas comunidades. Isso indica, para mim, uma das possíveis respostas de como mantermos essa coerência”, diz.

A roda de conversa de Terapia Comunitária Integrativa foi conduzida pelo Instituto Afinando Vida e por Cecília Galvani, fundadora e conselheira do Instituto. “Participar do aniversário do Instituto foi um presente e um reconhecimento da própria técnica, mostrando que ela cabe em qualquer espaço – seja público ou privado – e, realmente, propicia reflexão, diálogo, troca e compartilhamento de saberes. O Instituto percebeu isso lá trás e comprovou que é uma técnica que possibilita fazer diagnósticos nas comunidades, ter um olhar dos contextos locais e propor ações. Foi ótimo ver isso nessa celebração”, diz Neusa de Oliveira, coordenadora do Instituto Afinando a Vida.

Além dessa atividade, marcou a comemoração dos nossos 15 anos o lançamento da edição especial da Página22, publicação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. A revista reúne artigos, entrevistas e reportagens com foco na governança territorial, tema principal do evento Dialogando, realizado em 2017 pelo Instituto. Como apresentamos no editorial da edição: “A parceria firmada com a Página22 dá continuidade ao diálogo sobre o desafio de pensar e propor formas de governança que nos façam alcançar uma convergência equilibrada de atores, esforços, investimentos, recursos e ativos no território, em torno de uma agenda comum”. Além da versão impressa, a revista está disponível online (leia a edição completa aqui).

O aniversário do Instituto também foi comemorado com a apresentação musical do grupo A Quatro Vozes em Trio, quitutes juninos da Agência Solano Trindade, um depoimento especial em vídeo do médico Adalberto Barreto, criador da Terapia Comunitária Integrativa e, claro, a troca de experiências entre todos os participantes. Estiveram presentes pessoas que fazem parte de nossa história, entre eles, moradores que desenvolvem projetos nas comunidades nas quais atuamos, que nos deram seu depoimento sobre a participação no evento:

“Observei com o olhar muito atento tudo o que aconteceu aqui. Cada fala, tudo o que foi exposto, de uma forma ou outra refletia a minha realidade. Serviu como uma forma de ampliar horizontes. Ver e ouvir as pessoas de outras comunidades e tanta gente que trabalha no setor dá um ânimo especial, a gente se sente participando de algo maior. Percebi que estamos todos conectados, são potencialidades que se conectam!”, Caíque Fernando Maciel, morador de Serra do Salitre (MG)

“Foi muito bom participar desse evento e ouvir falas tão boas de todos que estavam presentes. Para mim, teve ainda um fator especial: eu sempre dizia que tinha o sonho de viajar de avião e pude realizar nessa viagem da minha cidade até São Paulo. Foi uma emoção muito grande!”, Ari Fernandes da Silva, morador de Angico dos Dias (BA) e participante da Rede Social de Angico, Peixes e Região.

 

“É uma satisfação enorme participar desse projeto e dessa festa maravilhosa dos 15 anos do Instituto. Para mim, agregou muitos valores. Estou saindo daqui realizado por ter conhecido todas as pessoas que fazem parte do Instituto, além de lideranças e outras pessoas que, como eu, desenvolvem projetos locais nas comunidades. Isso dá muita força e mostra que é um projeto que tem um fundamento gigantesco. Com certeza me sinto participando de algo maior e volto para casa com novas visões para trabalhar a inclusão social todos os dias”, Renato Santana dos Santos, morador de Luís Eduardo Magalhães (BA) e coordenador do projeto Viva LEM!, um dos contemplados do edital Ideias e Ações, promovido pelo Instituto.