Inspirado na dedicação e talento dos voluntários que fizeram história no Instituto, o ILG dá um novo passo para ampliar a rede de pessoas envolvidas em ações de Desenvolvimento Comunitário. O Programa de Voluntariado ILG, lançado em novembro, tem o objetivo de ser um canal para aproximar e envolver os funcionários, tanto da Galvavi quanto de outras empresas, nesta que é a causa principal do Instituto e na busca de melhorias para as localidades nas quais atua.

De acordo com Ana Clara Dumont, responsável pelo programa, os projetos Conhecendo uma Empresa e Orçamento Familiar trouxeram dicas importantes sobre o interesse e o potencial dos funcionários da Galvani para as ações de voluntariado. “Agora, estamos ampliando essa atuação, relacionando-a diretamente à nossa causa, para que mais voluntários possam atuar em prol do desenvolvimento das comunidades onde vivem ou trabalham”, diz.

O Programa de Voluntariado foca em ações integradas aos projetos desenvolvidos ou apoiados pelo ILG e as iniciativas das já atuantes redes sociais solidárias implantadas nas comunidades com a participação do Instituto. Na nova configuração, durante o processo são identificados os principais temas a serem trabalhados nas localidades, as oportunidades de voluntariado e os perfis ideais para cada projeto.

As empresas serão agentes importantes no programa na divulgação e articulação entre seus funcionários e incentivando a participação nas ações, além de criar as condições internas necessárias que possibilitem o engajamento dos voluntários.

A primeira ação do Programa de Voluntariado ILG já está acontecendo (a programação vai do dia 22/11 a 2/12) em Angico dos Dias, em um mutirão para a construção da Praça São José, uma das principais reivindicações da comunidade. A proposta é que, em 2014, seja realizada ao menos uma ação voluntária em cada umadas localidades onde o ILG desenvolve projetos ou os esteja implantando.

“O programa vai abrir espaço para quem sonha com um mundo melhor, quer contribuir para tanto, mas não sabe por onde começar. É uma oportunidade para que cada um possa fazer uso de seus talentos de uma forma diferente, sendo parte integrante da transformação que buscamos e desejamos”, diz Ana Clara.