A primeira edição do encontro “Desenvolvimento de Comunidades Impactadas por Grandes Empreendimentos”, realizado em 2013, pelo Instituto Lina Galvani, inaugurou um novo espaço de diálogo sobre a temática do desenvolvimento comunitário em localidades que sediam mineradoras, indústrias e outros empreendimentos que geram impacto nesses territórios.

Pensando em dar continuidade e aprofundamento a essas discussões, em setembro de 2015, durante a segunda edição do encontro, em São Paulo, o ILG lançou a publicação Olhares sobre desenvolvimento comunitário – 10 perspectivas do impacto gerado por grandes empreendimentos.

Fotocapa

Para garantir diversidade e abrangência de olhares, os textos foram assinados por dez especialistas, que discorreram, por meio de artigos ou cases, sobre os temas:  alinhamento, diálogo, políticas públicas, indicadores e desenvolvimento sustentável. Representantes  da RedEAmerica, Instituto Camargo Correa, Instituto Votorantim, Agenda Pública, GVCes, além de acadêmicos, pesquisadores e uma liderança comunitária compõem o time de coautores da obra.

“Totalmente corajosa, generosa e apropriada a inciativa do Instituto Lina Galvani ao propor a organização deste conjunto de textos e casos que nos colocam nessa complexidade de forma clara, sincera, aberta e prática”, coloca Ana Letícia Silva, Gerente de Articulação do GIFE, que assina o prefácio. “São contribuições fundamentais sendo oferecidas por quem foi colocado diante do problema, enfrentou-o com profundidade, relatou sua experiência, convidou parceiros para também relatarem as suas, e foi dando sentido a uma narrativa importante para pensarmos juntos sobre o que é preciso para ter sucesso e construir benefícios mútuos nesses processos”, complementa.

O Instituto Lina Galvani acredita que as reflexões dessa publicação gerarão novas questões, e convida, portanto, para o fortalecimento dessa grande rede. “Gente  que pensa e trabalha em prol do desenvolvimento local, contribuindo para a polifonia e gerando conexões. Somente dessa maneira, será possível darmos um salto de qualidade no relacionamento de empresas e comunidades”, conclui Cecília Galvani, Diretora-Executiva do ILG.

Fique por Dentro

  • Acesse a versão online da publicação aqui.
  • Solicite a versão impressa pelo e-mail: faleconosco@linagalvani.org.br

 

Lina Galvani_foto Sara De Santis_114