Conhecida no Terceiro Setor, a sigla SROI significa, em inglês, Social Return on Investment (Retorno sobre o Investimento Social) e compreende o processo de entender, medir e comunicar o valor gerado para o investidor social (no caso as mantenedoras do Instituto) pela intervenção da organização. Em outras palavras, mede o retorno do investimento feito em projetos sociais e ambientais. Desde o início do ano, o Instituto Lina Galvani vem realizando internamente esse estudo em Serra do Salitre (MG). Para saber mais sobre o SROI, sua importância e o andamento da pesquisa, conversamos com Rafael Art, nosso analista de Projetos. Confira o bate-papo:

Por que o Instituto decidiu fazer o estudo SROI?
A ideia é ter um entendimento mais amplo de como o Instituto corrobora com as ações da empresa Galvani por meio de sua atuação nas comunidades e quanto isso reverte em benefícios para a operação. Apenas a título ilustrativo, dou o exemplo que, no final das análises, poderemos identificar que cada R$ 1,00 investido no Instituto produz R$ 4,00 de valor para a empresa em economias na operação, em custos evitados ou em riscos mitigados, ou seja, podemos dizer que ela economiza essa quantia que gastaria para operar caso o investimento não fosse feito.

O que é levado em conta nessa análise?
Partimos do histórico de atividades do Instituto. Foram entrevistadas várias pessoas que atuam ou já trabalharam no Instituto, principalmente as que tiveram relações com a comunidade de Serra do Salitre, para obter um panorama geral das ações que foram realizadas. Num segundo momento, conversamos com profissionais estratégicos da Galvani para nos passarem uma perspectiva de como essa atuação promove a redução de custos e riscos ou representa outras formas de economias para a operação. A partir daí quantifica-se esses custos evitados e faz-se o cálculo do retorno sobre o investimento social.

Em que fase do estudo estão?
Já foi realizada mais da metade do projeto. A partir desses dados, desenvolvemos uma série de premissas. O próximo passo é enviá-las para profissionais-chave da Galvani, que analisarão cada uma, comentarão e darão sua avaliação. Ao final, por meio de uma ferramenta de cálculos financeiros, conseguiremos calcular o valor do retorno sobre o investimento social feito pelo Instituto.

Como o SROI pode contribuir para próximas ações do Instituto?
Entendo como um trabalho extremamente relevante para mostrar que o investimento social feito pelo Instituto é de fato um investimento e não um custo, em outras palavras é um investimento que gera retorno financeiro para as operações. Esse estudo também é importante para compreendermos a efetividade dos trabalhos do Instituto nas localidades e essa sinergia de nossas ações com a Galvani – não apenas o que já foi realizado, como também possíveis sinergias futuras -, além dos ganhos para a comunidade. Nesse primeiro momento, estamos realizando o SROI Serra do Salitre, mas a intenção é fazer também nas outras localidades onde atuamos: Campo Alegre de Lourdes e Luís Eduardo Magalhães [ambas na Bahia].