Mercado de trabalho, empoderamento, qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade. Esses temas tão cruciais para o momento atual no Brasil e no mundo foram os selecionados pelos próprios alunos para a série de rodas de conversa temáticas que promovemos na Escola Estadual de Serra do Salitre, em 2018. A iniciativa faz parte do projeto Jovens Olhares, com atividades e ações que incentivam o protagonismo juvenil no município de Serra do Salitre, em Minas Gerais.

Os estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio participaram de quatro rodas de conversa durante 2018. “Nossa ideia foi levar até eles profissionais, especialistas e pessoas envolvidas em cada tema para ampliar o debate sobre esses assuntos que eles manifestaram interesse”, diz Cristina Cardoso, agente local do Instituto no município.

O formato dos encontros agradou em cheio aos jovens. “O que mais gostei nas rodas de conversa foi a liberdade que tivemos de falar nossas opiniões (que às vezes ficam guardadas por falta de oportunidade de expor) e os profissionais da área preterem atenção no que a gente tinha a dizer”, diz o estudante Gustavo Guilherme Ferreira. “Isso traz um benefício gigantesco não só para nós, mas para eles também”, completa.

A professora Ana Cláudia Côrtes da Cunha, que participou da mediação dos encontros, compartilha com Gustavo essa visão do aprendizado mútuo. “Foi muito importante para nós conhecermos o pensamento crítico dos nossos jovens, quais suas inquietações e o que eles gostariam de absorver mais sobre os temas para que não fossem um problema futuro ou que eles, de alguma forma, pudessem ajudar a sociedade a entendê-los melhor”, diz.

O debate sobre os assuntos não se encerrava nos encontros. Depois de cada roda, eles os ampliavam em dissertações. “Essa atividade complementar foi extremamente produtiva e muito importante para a preparação dos alunos para as redações no ENEM”, diz Ana Cláudia.

A participação de pessoas de fora do ambiente escolar para conversar com os alunos enriqueceu as conversas. “O encontro que mais gostei foi o que tratou de empoderamento e cidadania, porque os profissionais que vieram viveram experiências reais relacionadas a esses temas e passaram para a gente de uma forma muito sensível”, diz Gustavo. “Falar sobre esses assuntos com eles fez a gente perceber o quão importante é esse debate na criação de um caráter e de um senso crítico que os jovens deveriam ter”.

Para a professora Ana Cláudia, estimular a visão crítica dos estudantes é o grande legado das rodas de conversa temáticas. “Porque desenvolvendo o pensamento cada vez mais crítico é que eles terão a possibilidade de transformar o meio em que vivem. Hoje, esse meio é Serra do Salitre, mas e no próximo ano? O que desejamos é que estejam preparados para o que vier no futuro, não importa para onde a vida os leve”, diz.