“Na experiência que tenho com o setor, nunca vi um potencial tão grande em uma comunidade como em Angico dos Dias, que se mostra fortalecida, próxima e bem interessada no desenvolvimento dos grupos de Geração de Renda”. O depoimento é de Yuri Ongaro, consultor do ISES (Instituto de Socioeconomia Solidária), da Fundação Getúlio Vargas. Contratado pelo ILG para fortalecer um projeto de extrema importância para a Rede Social de Angico, Peixe e Região, o ISES acompanha a iniciativa desde o ano passado.

A razão para o entusiasmo são as diversas conquistas já alcançadas pelos grupos em menos de um ano de atuação (confira aqui reportagens sobre elas publicadas no Blog do ILG). E junho foi marcado por mais uma série de novidades:

NOVA ETAPA DE CAPACITAÇÃO Em janeiro, os pesquisadores do ISES estiveram em Angico dos Dias para orientar os grupos de Geração de Renda a montar os planos de negócios, estabelecer metas e planejar as ações de capacitação. Neste mês, Ongaro foi à região para acompanhar o desenvolvimento das atividades e fazer uma nova rodada de conversas e orientações com os membros dos grupos e da AMPARE (Associação de Moradores de Peixe, Angico e Região). “O próximo passo é aprofundar nos negócios, aprimorar as ferramentas e fortalecer o ativismo entre os membros dos grupos”, diz. “Trabalhar as formas de gerir o próprio negócio de uma maneira democrática, conjunta e pensando no futuro com a participação de todos”, completa. Estão previstas mais três visitas do ISES à comunidade para acompanhar o andamento das ações. No período entre elas, representantes de cada grupo e da AMPARE terão reuniões semanais via Skype com os consultores da FGV para assessorias online. As conversas têm a mediação de José Dionísio da Rocha Filho, representante do Instituto Lina Galvani na localidade.

HORTA COMUNITÁRIA ESPERANÇA O Grupo de Agricultura começa a dar vida à tão sonhada horta comunitária. Desde que o Sr. Pedro emprestou o terreno para implantá-la, o grupo já construiu uma casa de apoio aos agricultores, uma cisterna produtiva e, este mês, passou por capacitação. Graças ao apoio da Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, o técnico em agricultura Dorismar Rocha e o agrônomo James Pereira dos Santos, da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), ministraram aulas de horticultura para os membros do grupo. E todos colocaram a mão na massa no plantio de hortaliças e também de mandioca. Na demarcação dos canteiros, utilizaram garrafas de vidro vazias – uma ideia não apenas criativa do Sr. Jonas, mas também ecologicamente correta, pois dá uma utilidade para os recipientes que antes iam para o lixo ou eram jogados em terrenos. Agora, os agricultores estão organizados em sistema de rodízio, com dias determinados para cada um cuidar da horta.

Horta Comunitária Esperança - jun/14

GRUPO DOCE COMO O SERTÃO Como o próprio nome antecipa, uma das prioridades do grupo é valorizar os sabores do sertão, utilizando as frutas da região na produção de compotas e geleias. Outros ingredientes também entram nesse cardápio, como o doce de leite e o mamão. Este mês, para aprimorar suas técnicas na confecção dessas delícias, as mulheres do grupo participaram de um curso com a instrutora Cris Rodrigues. “Descobrimos coisas que a gente via aqui e não sabia usar e também que a produção pode ser mais barata”, diz Graciela, participante da oficina. Além disso, aprendemos que utilizando produtos locais a gente mantém o dinheiro na comunidade, pois compramos, vendemos e geramos renda aqui”. E o que o pessoal de Doces reserva de surpresa para os paladares da comunidade? As participantes da capacitação desenvolveram com a instrutora um cupcake de umbu, baunilha e chocolate.

GRUPO FLOR DO SERTÃO Com o foco no Artesanato, assim como seus companheiros de Doces esse grupo busca a valorização da cultura local nos trabalhos que realiza. “A ideia é desenvolver uma linha com a cara do sertão, com a qual a população local tenha uma singularidade”, diz Gabriela Aguiar, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do ILG. Para ajudar nessa tarefa, os membros do grupo estão tendo aulas com a designer Paula Dib. Um fato interessante: as classes são virtuais, com ela em São Paulo orientando em tempo real as mulheres em Angico dos Dias. “É muito boa essa experiência das oficinas à distância, dá para aprender bastante”, diz Graciela. A partir dessa parceria, já estão sendo elaborados lindos vestidos que, em breve, terão seu design final e estarão à venda.

Reunião da Rede, ILG e Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes - mai/14

* Com reportagem do programa Cultivar