Produção do grupo de artesanato - set/2013

No último dia 20, um grupo de mulheres exibia com orgulho os artigos que confeccionaram para vender na feira de domingo de Angico dos Dias. Era a grande estreia da barraquinha que reuniu as peças criadas pelo Grupo de Artesanato, ligado ao projeto de Geração de Renda da Rede Social e formado para ampliar as oportunidades de trabalho na comunidade.

A ideia de reunir os talentos de moradores na produção de peças de artesanato ganhou força com a visita que pesquisadores da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, da renomada Fundação Getúlio Vargas, fizeram na região em agosto. Durante o levantamento sobre os nichos de mercado, foi identificado o interesse para os trabalhos manuais e, antes mesmo de receber o diagnóstico final da Incubadora, a população já começou a se mobilizar. “A partir das orientações e incentivo que recebemos, conseguimos colocar em prática a inciativa”, diz Solimar Pereira da Costa, coordenadora do grupo de Geração de Renda da Rede Social.

Atualmente, cerca de 30 pessoas participam do Grupo de Artesanato e se reúnem semanalmente para produzir os artigos. Almofadas, tapetes, toalhas de mesa, buchinhas de banho, enfeites de crochê para garrafas e vidros de doce e até roupinhas de bebê fazem parte do catálogo de produtos. “Descobrimos talentos que existiam, mas estavam escondidos, e o conhecimento é repassado nos encontros”, diz Solimar. “Todos estão muito motivados”.

Junto aos itens de artesanato apresentados na feira de domingo, os moradores também puderam ver a produção realizada por outro grupo formado na Rede Social. Compotas de mamão e doce de leite fazem parte da primeira leva de produtos do Grupo de Doces, também reunido após identificar essa oportunidade na comunidade.

No momento, cinco pessoas colocam a mão na massa, literalmente, para dar conta das encomendas que já estão surgindo. A proposta é, num futuro próximo, ampliar o leque de produtos, sempre priorizando frutos da região como base das receitas.

De acordo com Solimar, além da barraquinha montada na feira em Angico, os dois grupos estão buscando outros pontos de venda, em eventos e localidades próximas na região, para fazer com que as artes e os sabores produzidos pelos moradores encontrem mais mercado e aumentem as possibilidades de renda.

Artesãs de Angico e região - out/2013

Produtos do grupo de doces - out/2013