Vista da Favela do Jaguaré

 

A comunidade no Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, foi um dos pontos de partida das ações do Instituto Lina Galvani. Uma importante relação com a comunidade foi construída no período de execução de projetos como o “Servindo”, com foco na capacitação profissional de jovens. Agora, o ILG inicia uma nova etapa de atuação na região, renovando o diálogo com parceiros e a população do Jaguaré e construindo projetos que vão colaborar para o desenvolvimento local e a melhoria da vida em comunidade.

Inicialmente, o Instituto está atuando em duas frentes. O primeiro projeto, chamado de “Mudando a rua, levantando a praça”, tem como um dos objetivos principais a construção de uma praça pública em um local que, atualmente, é usado como ponto ilegal de descarte de lixo e entulhos.

Os primeiros passos já foram dados. “Estamos mobilizando as empresas situadas nos arredores para se tornarem parceiras dessa iniciativa”, diz Bira Azevedo, representante local junto ao Instituto. “O projeto tem um potencial de conectar a comunidade, as empresas e o poder público”, complementa. De acordo com Cecília Galvani, Diretora Executiva do ILG, a ideia é transformar esse espaço em um lugar mais humanizado, um ponto de convivência e lazer para a população.

A segunda frente é o “Café Cultural Lina Galvani”. A proposta é construir no local onde era realizado o projeto “Servindo” um espaço de encontro e diálogos abertos para a comunidade, bem como para as organizações que atuam na região. O café cultural será palco para cursos, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas, entre outras atividades. “Será um ponto de convergência, favorecendo ações que estimulem inciativas entre diversos atores”, diz Bira.

O ILG está na fase inicial dos projetos, com o desenvolvimento das propostas e ações e a captação de parceiros para se unirem nesse processo de construção de alternativas para a comunidade do Jaguaré. Quem desejar também colaborar, pode entrar em contato com o Instituto através dos seguintes caminhos:

Email: biraazevedo@linagalvani.org.br

Sede do ILG: (11) 3767-0040