Fullbanner 3

Você tem algum projeto inovador que pode melhorar a qualidade de vida e fortalecer a comunidade de Serra do Salitre, em Minas Gerais? Pois agora é a sua chance de colocar a ideia em prática ou aprimorar o trabalho que já vem realizando! Inscreva seu projeto no Edital Agenda de Futuro e torça para ser um dos cinco contemplados.

O Edital é um novo passo para o projeto Agenda de Futuro que vem sendo desenvolvido pela comunidade com o apoio do Instituto Lina Galvani. O foco: incentivar pessoas e organizações a criarem projetos nos temas da Agenda de Futuro e investir em iniciativas já existentes, contribuindo para o desenvolvimento da região de maneira participativa e sustentável. Desde 2014, foram levantados os temas a serem trabalhados, realizadas oficinas e desenvolvidos projetos como hortas escolares, Gincana do Conhecimento e a implementação da Comunidade de Aprendizagem junto ao Instituto Natura.

“Agora, o Edital Agenda de Futuro tem o objetivo de ampliar essas ações, incentivando e mobilizando pessoas a inscreverem seus projetos, inspirando-as a pensar e realizar projetos que contribuam para o desenvolvimento da comunidade”, diz Sérgio Kuroda, Gerente de Desenvolvimento Sustentável do ILG.

Quer saber como participar? Confira todas as informações no site do edital. Mas já adiantamos aqui para você alguns dos principais pontos:

Quais são os objetivos do edital?
O Instituto Lina Galvani incentivará pessoas para inscrever novos projetos, ou projetos em andamento, que promovam melhoria da qualidade de vida para a população de Serra do Salitre nos setores de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Turismo, considerando as seguintes atividades: Desenvolvimento de projetos coletivos de melhorias de bens e serviços essenciais e de inclusão socioprodutiva; Assessoria e capacitação técnica; Articulações entre diversas organizações visando à alavancagem de recursos.

Que tipo de projetos nesses setores podem ser inscritos?
Educação: projetos como aprimoramento da educação na rede pública e/ou particular, cursos profissionalizantes, propostas de inclusão educacional para as idades; projetos que estejam relacionados ao desenvolvimento integral; entre outros.
Meio Ambiente: Projetos como aqueles que estimulam a conservação do Meio Ambiente, iniciativas para o acesso a cursos à comunidade, projetos de reciclagem e reaproveitamento dos materiais. Inovações sociais e tecnológicas na agricultura com impactos positivos ao Meio Ambiente, promovendo mais qualidade de vida para os envolvidos no processo; entre outros.
Saúde: Projetos como os de ampliação do investimento em tecnologias sociais inovadoras de acesso à saúde e prevenção de doenças, fortalecimento de práticas positivas, iniciativas que possibilitem o acesso a cursos e capacitações da comunidade atuante na área da saúde; promover o bem-estar para pessoas de todas as idades de áreas urbanas e rurais; entre outros.
Turismo: Projetos como aqueles que envolvem turismo cultural, rural, social e ecoturismo. Desenvolvimento comunitário por meio do turismo e estímulo ao crescimento do turismo local com impacto positivo para a comunidade; cursos e capacitações para a comunidade; inovação tecnológica para promover acesso e cuidado ao turismo local; promoção da gastronomia local para ampliar o turismo na região; entre outros.

Quem pode se inscrever? Quantos projetos posso enviar?
Os proponentes podem ser:

  • Empresas;
  • Organizações não governamentais;
  • Grupos de pessoas atuantes com comprovação mínima de 2 anos;
  • Pessoas físicas;
  • Grupo de pessoas físicas.

É permitida a inscrição de até 2 projetos por proponente.

Qual a data limite?
Até o dia 29 de julho de 2016 (até as 23 horas e 59 minutos, horário de Brasília).

Qual a verba disponível para apoio de cada projeto? Quantos serão contemplados?
Existem duas categorias de inscrições:

  • Até R$ 5.000 para projetos inscritos por pessoas físicas ou grupo de pessoas físicas;
  • Até R$ 25.000 para projetos inscritos por empresas, ONGs ou grupos de pessoas com atuação conjunta, e comprovada, há pelo menos 2 (dois) anos.

Serão contemplados até 2 (dois) projetos propostos por Pessoas Físicas ou Grupo de Pessoas Físicas; e até 3 (três) projetos propostos por empresas, ONGs ou grupos de pessoas com atuação conjunta há pelo menos 2 (dois) anos, devidamente comprovada.

* As informações completas e válidas para o edital você encontra no site www.agendadefuturo.com.br.