Existem leis que foram criadas para que pessoas físicas ou jurídicas possam contribuir para ações culturais e esportivas, colaborando para um mundo com mais oportunidades e justo.
A Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet, nº 8313/91) e a Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11438/06) permitem o investimento em projetos previamente aprovados pelos Ministérios da Cultura e/ou Esporte e a partir da dedução do valor investido do seu Imposto de Renda.

É fácil contribuir!
Calcule o valor da sua doação, verificando o total do seu IR ou de sua empresa. Em seguida, entre em contato com a instituição proponente para receber os dados bancários e fazer o seu depósito. Com o depósito efetuado, é emitido um recibo que será utilizado para abatimento do IR. Para obter essa dedução do imposto, ao fazer sua declaração, preencha a ficha “Pagamentos e Doações Efetuadas” com os dados da doação.

Quanto eu posso doar?
Lei Rouanet: Empresas tributadas com base no Lucro Real podem fazer um repasse de até 4% do IR devido e ter restituição de 100%. Já o contribuinte Pessoa Física que faz a declaração completa do IR, o repasse pode ser de até 6% do imposto devido, com restituição total deste valor.
Lei do Esporte: A doação de pessoa física segue a mesma regra da Lei Rouanet. E para Pessoa Jurídica, a diferença é que a doação com restituição total pode ser de até 1% do imposto devido.
Vale ressaltar que no caso de Pessoa Jurídica, os benefícios não são concorrentes, podendo a empresa doar 4% do IR devido para Lei Rouanet e 1% para a Lei do Esporte, totalizando 5% de doações totalmente restituídas.

Os projetos do ILG
Atualmente, o ILG está com quatro projetos aprovados, três na Lei Rouanet e um na Lei do Esporte, aptos à captação de recursos. São eles:

Espaço Cultural Parque Fioravante Galvani – Cerradoteca, Cerradonema e Cerradoteca Itinerante (Luís Eduardo Magalhães, BA)
Implantação de biblioteca e sala de cinema no Parque e biblioteca itinerante.

Projeto Radiofônico Alô Cerrado! (Luís Eduardo Magalhães, BA)
Instrumento de arte-educação que tem como função comunicar os mais diversos assuntos ligados às temáticas sócio-ambientais e culturais

Projeto piloto do "Alô Cerrado" - jul/2009

Resgate Histórico-Cultural Serra do Salitre (Serra do Salitre, MG)
Promover o resgate da cultura local e registrá-la por meio de um curta-metragem e de um blog coletivo, envolvendo os jovens da região.

Viva Betel Futebol e Atletismo (Paulínia, SP)
Oferecer programas de iniciação esportiva de qualidade para a região de Betel com características multiesportivas (futebol e atletismo).

Oficina de sensibilização ao projeto de resgate histórico-cultural de Serra do Salitre - set/2011

Para obter a dedução ainda esse ano, a doação deve ser feita até 30 de dezembro!

Entre em contato com o ILG para mais informações:
Falar com Ana Clara
(11) 3767-0040
anaclara@linagalvani.org.br