Participantes da oficina durante atividade prática (foto: Adriano Gambarini) - set/2013

A beleza da caatinga, o pilão macerando o milho, o algodão enrolado ao fuso, as coloridas roupas das festas populares… Essas foram algumas das cenas focadas por um grupo de moradores durante a Oficina de Fotografia realizada pelo ILG, com o apoio da Galvani, na comunidade de Angico dos Dias. O curso faz parte do projeto de resgate da história e da cultura da região, capitaneado pela Rede Social de Angico, Peixe e Região.

Sob a orientação do renomado fotógrafo Adriano Gambarini, um dos principais do país em retratar a natureza e a cultura brasileira, moradores da região aprenderam as técnicas para o melhor clique e lançaram suas lentes principalmente para as tradições locais. “Elegemos temas que fazem parte da história e da cultura da região como parte desse resgate, não apenas para os mais jovens entenderem o que acontecia antigamente, mas também para conversarem com quem participou disso em um outro momento”, diz Ana Clara Dumont, do Desenvolvimento Institucional do ILG.

A proposta cumpriu seu objetivo. “Aprendi muitas coisas da minha localidade que não sabia, como as comidas típicas e os costumes. E é importante passar isso adiante para que não seja esquecido”, disse o estudante Anderson Custódio da Silva, que participou da oficina. De acordo com Gambarini, a fotografia é uma forma de ferramenta e registro para a valorização da cultura local. “Resgatar o modo de vida e o aprendizado das gerações mais antigas é uma maneira de perpetuar a história do lugar”, disse o fotógrafo. “Vi os idosos mostrando com orgulho o que usavam, como faziam. Eassim as novas gerações ficam conscientes que o lugar também tem memória, que deve ser cultuada e mantida”, completa.

Os participantes da oficina agora vão aplicar o que aprenderam fotografando a região onde vivem. As melhores imagens serão selecionadas para compor o calendário 2014 da Galvani e do ILG. Além disso, há o projeto de um livro que, em fotografias e textos, vai promover o resgate da história, da cultura e da identidade locais.

Participantes da Oficina (Foto: Adriano Gambarini) - set/2013

 

Confira o making of da oficina no Facebook do ILG.

* Com conteúdo do programa de rádio Cultivar da Galvani