por Adriano Gambarini*

 

Recentemente voltei de uma fantástica viagem pelo interior mineiro. Uma viagem onde o tempo se tornou relativo, e em companhia de vários jovens da região da Serra do Salitre, pude vivenciar, nos gestos de cada um, o prazer da descoberta da fotografia.

Foram dois dias intensos de ensinamento e aprendizado sobre os conceitos básicos de fotografia, onde a minha proposta foi além de simplesmente ensinar a manejar uma câmera; quero que as pessoas tenham orgulho das próprias fotos, não se subestimem por acharem que a câmera determina o olhar, que percebam suas fotos como uma memorável vivencia visual a ser compartilhada. E para isto, é preciso reeducar o olhar, é preciso ser curioso e querer viver aquele momento para depois registrá-lo.

Enfim, uma proposta simples: realmente olhar o que está ao nosso redor, agora sob um filtro a mais: as técnicas, regras e “segredinhos” básicos que tornam a fotografia ainda mais mágica, simples imagens passíveis de emocionar tanta gente. E o que posso dizer é que aqueles jovens, filhos de uma geração onde o conhecimento está a um toque de teclado e as atrações virtuais parecem ser muito mais atraentes, se uniram num bem maior: olhar o mundo sob o espectro da luz, da sombra, do sorriso da criança, das rugas sábias dos idosos e das pedras que delinearam o rio. Vi pessoas miúdas deitarem no chão, pessoas caladas arriscarem a difícil arte do contraluz. Pessoas ansiosas se acalmarem nos rostos marcados, pessoas espalhafatosas respeitarem a humildade do simples.

Me senti honrado em compartilhar um pouco do que aprendi nestes anos todos de fotografia com estes jovens, e desejo realmente que isto fique marcado na vida de cada um.

* Fotógrafo desde 1992, com vasta experiência em documentação de expedições a regiões remotas. Autor de doze livros fotográficos e dois de poesia. É fotógrafo da National Geographic Brasil e documenta Planos de Manejo de Unidades de Conservação, Projetos de Estudo de Impacto Ambiental e Expedições Científicas de ONGs como WWFCI, TNC, CENAP/ICMBio, Instituto Pró-Carnívoros e Terra Brasilis. Foi fotógrafo still de cinema para documentário na Discovery Channel no Brasil, França e Rússia, realizou coberturas jornalísticas on-line na Tailândia, Camboja, Laos, China e Quirguistão, é articulista do Blog da National Geographic Brasil e do site ambiental OECO.