“É muito bom saber que um projeto para o qual você se doa, batalha dia a dia e trabalha com afinco é reconhecido pela comunidade”. O depoimento de Sueli Manfrim, ex-presidente e coordenadora da Associação dos Moradores de Betel e Alvorada Parque, reflete um dos dados positivos apresentados na pesquisa realizada pelo Instituto Lina Galvani com as famílias atendidas pela AMBAP.

De abril a julho de 2014, o ILG entrevistou 18 famílias da localidade, número que corresponde a quase 50% do universo total de pais e mães que têm filhos matriculados nas aulas de karatê e de jazz do projeto Viva Betel. Os objetivos principais: fazer um diagnóstico do perfil dessas famílias; saber como participam das atividades e de que maneira vêem o trabalho da AMBAP; e coletar impressões sobre o bairro e sugestões para a melhoria dos projetos. “Achei excelente a pesquisa, pois confirmou algumas questões que tínhamos, mas nunca haviam sido documentadas e apontou pontos que temos que observar”, diz Sueli.

REFERÊNCIA Entre os vários dados levantados, alguns mostraram que a AMBAP tem um papel de referência para as famílias. As reuniões da Associação foram apontadas como o principal meio para os moradores discutirem as questões sobre o bairro e também o canal para os moradores exporem suas insatisfações. Parceiro no projeto Viva Betel, o ILG foi lembrado por 83% dos entrevistados que, durante as conversas, também faziam referência à empresa Galvani, mantenedora do Instituto e também parceira da Associação.

RESULTADOS A grande maioria das famílias consultadas revelou que percebeu uma mudança de comportamento nas crianças depois que elas começaram a participar das aulas de karatê e jazz do Viva Betel. Os pais ressaltaram, principalmente, a melhora da disciplina, da timidez e da impaciência. “Meu filho aprendeu a respeitar as regras da vida”, disse um dos consultados. “Viemos de fora e foi difícil se enturmar. O projeto ajudou muito o meu filho nesse sentido, fez amizades”, contou outro.

EVENTOS A pesquisa também mostrou que as competições de karatê e as apresentações de jazz desempenham um papel fundamental na relação entre a AMBAP e as famílias. Para os pais, esses momentos são importantes pois, além de mostrarem o resultado do trabalho e a quantidade de crianças beneficiadas, são momentos de integração entre os pais e colaboram para aumentar a autoestima dos filhos e trabalhar seu senso de responsabilidade. “A criança entende que tem que competir não para ser a melhor, mas para evoluir, e percebe que precisa se esforçar na vida, ter disciplina”, disse um dos entrevistados.

SUGESTÕES Durante as conversas para a pesquisa, os moradores também sugeriram caminhos para aprimorar o trabalho social na comunidade e integrar mais as famílias e a AMBAP. Entre as ideias apresentadas estão a inserção de atividades para os adultos no período que as crianças estão em aula, como cursos; orientação para ações de voluntariado; e até a criação de uma biblioteca. A construção de um ambiente de convívio, que facilitaria a integração entre os pais, também foi uma sugestão levantada.

 

ACONTECEU No dia 9 de agosto, o campeonato de karatê reuniu 40 crianças que participam das aulas do projeto Viva Betel, da AMBAP, com parceria do Instituto Lina Galvani e Galvani. Realizado no salão paroquial da igreja São Pedro, o evento foi um sucesso e reuniu, além dos alunos, seus familiares. Confira algumas imagens no Facebook do Instituto!