Reunião da Rede com a Incubadora da FGV - ago/2013

Pesquisadores da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, ligada à renomada Fundação Getúlio Vargas, estiveram em Angico dos Dias para fazer um levantamento sobre as vocações e nichos de mercado locais e coletar dados para seu diagnóstico. Essa é a primeira etapa de um amplo projeto – do grupo Geração de Renda da Rede Social – que tem o objetivo de selecionar Negócios Inclusivos para alavancar a geração de trabalho e renda na região.

Na fase inicial, realizada em agosto, os consultores Felipe Bannitz e Patrício Quintana se reuniram com integrantes da Rede e interessados para conversarem sobre desenvolvimento comunitário e inclusão sócio-produtiva e conheceram melhor o levantamento realizado pela Rede em 2012, que já apontou algumas opções de negócios e demandas da população.

Durante a semana em que estiveram na comunidade, os pesquisadores também foram à campo conversar com cooperativas, associações, microempresas, órgãos do governo e grupos informais. “É importante que a comunidade ajude trazendo as suas prioridades e dizendo o que acha que dá certo ou não, para que possamos construir o projeto de acordo com a realidade local”, disse Felipe Bannitz em entrevista ao programa Cultivar, da Rádio Serra da Capivara.

Foram formados quatro grupos que darão origem a projetos de geração de renda: agricultura, produção de doces, artesanato e beleza – que contempla atividades como cabeleireiro e manicure. “Discutimos a cadeia produtiva de cada um deles e será realizada uma análise da viabilidade econômica para que, assim, os projetos viáveis possam concorrer a editais de financiamento e outras formas de captação de recurso até o final de 2013”, diz Gabriela Azevedo de Aguiar, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do Instituto Lina Galvani. “Esperamos que em 2014 os projetos com viabilidade econômica e com recursos captados possam ser executados pelos grupos formados e coordenados pela Rede Social com o apoio da Associação de Moradores (AMPARE)”.

DIVERSÃO NÃO TEM IDADE No segundo encontro da confraternização voltada aos idosos de Angico dos Dias, eles praticaram exercícios de ginástica laboral, aprenderam uma receita de bolo de laranja e, depois, participaram de um lanche com delícias regionais, como canjica e beiju com frango assado. Para encerrar, cantaram e dançaram ao som de um sanfoneiro da comunidade. “Antes não tinha vontade de sair de casa. Agora, fico contando os dias para chegar o evento”, manifestou Dona Maria Dilva, moradora de Angico.

Ginástica laboral no encontro do "Diversão não tem Idade" - ago/2013

COMUNIDADE RECEBE FILTROS DE BARRO Em agosto, a Comunidade de Angico dos Dias recebeu 300 filtros de barro doados pela Galvani Fertilizantes, uma iniciativa que contou com o apoio do ILG e da Rede Social de Angico, Peixe e Região. No evento, estiveram presentes Ricardo Auzier, gerente da empresa, Flávia Moreira, relações públicas da Galvani, Pierre Marlon, Secretário de Saúde do município, líderes comunitários e moradores. No dia da entrega, os participantes ouviram orientações sobre a importância dos filtros de barro para o tratamento e melhoria da qualidade da água para consumo e sua correta utilização.

Moradora recebendo um filtro - ago/2013