Conscientização de caminhoneiros durante o evento - mai/14

Nos dias 28 e 29 de maio, o bairro de Betel, em Paulínia (SP), recebeu a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A promoção foi da Concessionária Rota dos Bandeirantes, signatária do programa Na Mão Certa, criado pela Childhood, ONG que atua na mobilização pela proteção da infância. O evento teve como apoiadores a Antrac (Associação Nacional dos Caminhoneiros), Avery Dennison, Shell, Secretaria de Saúde de Paulínia, além do Instituto Lina Galvani. Montado no Posto Pavão, o evento recebeu mais de 150 caminhoneiros. Nos stands, eles puderam fazer exames médicos, como teste de hepatite C e glicemia, receber massagem, ganhar faixas refletivas e ainda deixar em dia a inspeção veicular. Também receberam informações importantes sobre o combate à exploração sexual infanto-juvenil.

“Betel é considerado um ponto de vulnerabilidade, pois há grande movimentação de caminhões, além de ser um ponto de parada dos caminhoneiros, devido às indústrias do bairro. Então, iniciar essa conscientização é um dos passos para trabalhar a proteção da infância e da juventude em Betel”, diz Karina Durigan Nogueira, representante do Instituto Lina Galvani em Paulínia.

Além do ILG, estiveram presentes representantes da Associação de Moradores do Betel, da Agenda 21, do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), da Câmara de Vereadores do município e da escola municipal do bairro. “O evento foi um sucesso, pois cumpriu seu papel na orientação aos caminhoneiros. E para o ILG foi uma oportunidade de conhecer mais sobre o tema e abordá-lo com outros atores locais”, diz Karina.