Projetos do ILG de capacitação de cozinheiros, garçons e baristas na Vila Nova Jaguaré, em São Paulo, ganham sistematização.


Esta publicação faz um breve relato sobre a vivência e os aprendizados de um grupo de jovens e adultos oriundos de diversas regiões do país e da cidade de São Paulo. Pessoas que, embora com características, vivências e formações distintas, têm promovido um esforço e um trabalho coletivo em torno de propósitos e objetivos comuns, inspirados em valores e princípios de autonomia, solidariedade e cooperação, de respeito, defesa e promoção de direitos humanos e sociais e da cidadania ativa, crítica e responsável.

Esta publicação revela, na visão e percepção daqueles que participaram de sua elaboração, os resultados e aprendizados mais significativos do Programa SERvindo, um programa de capacitação profissional que tem por objetivo principal contribuir para a inclusão social por meio da profissionalização, trabalho e renda. O programa concebido pelo Instituto Lina Galvani é voltado prioritariamente para jovens e adultos, muitas vezes chefiando famílias em situação de risco e exclusão social, da comunidade da Vila Nova Jaguaré, na zona oeste de São Paulo.

A intenção do Instituto, além de registrar sua experiência, é levar a um público mais amplo um material que possa oferecer uma visão geral do programa, sua proposta educativa e as melhores condições para a implantação de iniciativas semelhantes em outras localidades e regiões do país.

Desta maneira, espera-se responder às inúmeras demandas recebidas ao longo desses anos de organizações sociais, de estabelecimentos do setor de bares e restaurantes e do poder público.

Assim, a matéria-prima desta publicação é resultado da leitura de documentos e relatórios técnicos produzidos pelos gestores e colaboradores do Instituto Lina Galvani, das entrevistas e rodas de conversas com alunos dos cursos e das opiniões, contribuições e sugestões feitas por profissionais do setor gastronômico e de serviços (bares e restaurantes).

A publicação é composta por duas seções principais. A primeira traz um breve relato sobre a visão e atuação do Instituto Lina Galvani, seus princípios, estratégias e meios adotados para assegurar os resultados nas diferentes fases de desenvolvimento do Programa SERvindo. A segunda seção traz uma síntese das atividades e procedimentos técnicos mais significativos do programa, da proposta de capacitação dos três cursos oferecidos e do método de trabalho dos profissionais e professores envolvidos no projeto.

Baixe aqui a publicação e boa leitura!